Resposta sobre reabertura de cursos do Escolástica Rosa deve sair dia 14, diz Mariângela Duarte

Foram três horas de audiência da deputada na Secretaria da Educação que devem levar acordo para a reabertura dos cursos
07/08/2001 15:26

Compartilhar:


A deputada estadual Mariângela Duarte (PT) esteve na manhã da sexta-feira, 3/8, na Secretaria da Educação do Estado, para tratar da reabertura dos cursos em de Nutrição e Dietética e de Metalurgia, da Escola Estadual Dona Escolástica Rosa, que foram suspensos neste semestre, sob a alegação de que o prédio estava em reforma. Mariângela fioi recebida pelos professores Marineide de Oliveira, responsável pelos assuntos da Baixada Santista, e Antônio Salvador Masullo, assessores diretos da secretária da Educação, Rose Neubauer, que não pôde receber a deputada porque estava acompanhando o governador do Estado em outro evento.

A decisão da Secretaria, segundo a deputada, surpreendeu professores e alunos e revoltou toda a comunidade da Região Metropolitana da Baixada Santista, uma vez que a reforma já está em fase final, após mais de um ano desde o início das obras. Cerca de 200 alunos ficaram prejudicados ao terem seus cursos interrompidos. "Há um princípio pedagógico que não pode ser desrespeitado. Romper um curso é danoso ao aluno, quanto mais a um contingente de cerca de 3 mil jovens, que não têm alternativas, numa região penalizada pelos mais altos índices de desemprego do país, para cursar uma universidade pública, e, agora, nem o pós-médio, profissionalizante", reclama a parlamentar.

Uma comitiva de 40 pessoas acompanhou a deputada na reunião: as vereadoras petistas, de Santos, Luzia Neófiti e Suely Morgado; dirigentes da Apeoesp Estadual e da Baixada Santista e da Afuse (funcionários do ensino estadual); lideranças estudantis estaduais do ensino técnico; e, do Escolástica Rosa, coordenadores, professores, estudantes e pais de alunos.

A reunião, que durou três horas, marcada por depoimentos dos participantes, resultou num aceno positivo da assessoria. Rose Neubauer deverá, até terça-feira, 14/8, pela manhã, dar uma resposta diretamente à deputada Mariângela, da autorização para o reinício dos atuais cursos.

Um abaixo-assinado reclamando a reabertura dos cursos já, contendo a assinatura de 20 vereadores de Santos e mais 350 assinaturas recolhidas em apenas duas horas de manifestação pública ocorrida na segunda-feira à tarde, na Câmara Municipal de Santos, foi entregue aos assessores de Rose Neubauer. Também a lista de inscrição provisória recolhida na Escola, de interessados em cursar o Escolástica, sem mesmo haver divulgação ou existência de cursos como Transportes e Eletromecânica. Estes cursos,embora não tenham sido homologados, receberam 12 e 62 inscritos, respectivamente. Metalurgia tem uma lista de 300 nomes e Nutrição, 630. Somando os cerca de 2000 alunos que ficaram de fora da Escola Técnica Federal Aristóteles Ferreira, em Santos, por não conseguirem ingressar, a demanda por ensino técnico profissionalizante ultrapassa 3.000 jovens, só em Santos.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6548/6553)

alesp