Aprovado projeto que denomina senhor Joaquim Simões Gomes antiga Fazenda Jenipapo, em Ribeirão Preto


26/06/2002 18:48

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A Assembléia Legislativa aprovou em sessão extraordinária realizada na noite da última terça-feira, 25/6, projeto de lei de autoria do 1º secretário da Mesa Diretora da Casa, deputado Hamilton Pereira (PT), denominado de "Sr. Joaquim Simões Gomes" parte remanescente da Fazenda Jenipapo, em Ribeirão Preto. De acordo com o deputado, Joaquim Simões Gomes, português nascido em 1860, em Figueiro da Foz, foi o primeiro proprietário da antiga Fazenda Jenipapo, uma das últimas áreas do Estado de São Paulo constituída de mata virgem.

Quando jovem, Joaquim Gomes entrou clandestinamente no Brasil com apenas 19 anos. Foi operário na construção da Estrada de Ferro Mogiana e, nesta companhia, trabalhou como foguista. Fixou residência em Ribeirão Preto, onde construiu sua primeira casa e um armazém, onde hoje situa-se o bairro de Santa Cruz do José Jacques. Casou-se em 1892 com dona Maria Alexandrina Gomes, com quem teve 14 filhos.

Fundador da Loja Maçônica em Ribeirão Preto, construiu o Lar Anália Franco, auxiliou na construção do Asilo Padre Euclides e participou da fundação e direção do Hospital Beneficência Portuguesa. Participou da vida econômica, social e política de Ribeirão Preto até abril de 1933, quando, aos 73 anos, faleceu.

alesp