Confirmado início dos Caminhos de Anchieta até janeiro


26/09/2003 15:41

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Até janeiro do próximo ano, pelo menos parte do roteiro Caminhos de Anchieta - O Peregrino da Costa Atlântica deverá estar implementada, integrando as comemorações dos 450 anos da chegada do padre José de Anchieta ao Brasil e da fundação da cidade de São Paulo. A confirmação foi feita pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meirelles, durante audiência com a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), nesta quinta-feira, 25/9.

"Este é um programa de cunho histórico e religioso, que representa a possibilidade de criação de novos empreendimentos no setor turístico, uma área com grande capacidade de geração de empregos", afirmou Meirelles. Segundo ele, a implantação do roteiro tem relação direta com a restauração da Calçada do Lorena (já concluída) e de outros monumentos da Estrada Velha do Caminho do Mar, cujas obras estão adiantadas.

"São notícias importantes para nossa região. Desde meu primeiro mandato, lutei pela destinação de recursos para essas obras de restauração", destacou Maria Lúcia, que tem se empenhado na articulação entre as várias esferas de poder para viabilizar o projeto.

O objetivo é criar uma rota de peregrinação pelos locais do litoral paulista por onde passou e viveu o jesuíta José de Anchieta. Está sendo feito um levantamento para identificar esses pontos. A proposta é criar três roteiros - um vindo do litoral norte, outro, do litoral sul e o terceiro ligando a Baixada Santista ao planalto - com convergência a um ponto central, no qual será edificado um santuário e um centro de estudos sobre Anchieta.

"Estou convicta de que esse roteiro poderá trazer grande impulso à indústria turística da Baixada, como o Caminho de Santiago de Compostela faz na Espanha", conclui a deputada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp