Proposta de novas Fatecs para a Baixada


12/03/2009 20:32

Compartilhar:


O secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, vai avaliar a proposta de implantação de novas unidades da Faculdade de Tecnologia (Fatec) na Baixada Santista. Pelo menos dois municípios da região reivindicam uma unidade da Fatec: Mongaguá e Itanhaém. Em Bertioga, o pleito é de uma escola técnica (Etec).

O pedido de novas Fatecs e Etecs na região foi levado pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) a Alckmin, em audiência realizada no dia 9/3. Na reunião, o secretário lembrou que a ampliação do ensino tecnológico é uma das prioridades do governador José Serra.

A meta do governo do Estado é dobrar o número de Fatecs, passando de 26, em 2006, para 52, até o final de 2010. No caso das Etecs, a expectativa é passar de 77 mil matrículas para 177 mil.

De acordo com o deputado, as prefeituras dos municípios já dispõem de áreas para oferecer ao Centro Paula Souza, fundação responsável pelas Etecs e Fatecs no Estado. A cessão de imóvel é uma das exigências para autorização da instalação da unidade.

"Alckmin sempre foi muito atencioso aos pedidos da Baixada, e com certeza vai avaliar com atenção essas justas reivindicações. Vamos agora levantar mais informações de acordo com os requisitos técnicos exigidos pelo Centro Paula Souza", explicou Paulo Alexandre.

O prefeito de Mongaguá, Paulo Wiazowski Filho, já se antecipou e confirmou que autoriza a cessão do prédio com doze salas para a instalação da Fatec no município

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp