Escolas com ambientes adaptados


06/10/2011 13:03

Compartilhar:


Em setembro comemorou-se o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. Em São Paulo, a data foi festejada por inúmeros grupos que recordaram de algumas conquistas, como a criação de rampas de acesso, mapas táteis, braile e tradutores de libras, entre outras coisas.

Sobre o assunto, o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB, já havia apresentado em 2008, o Projeto de Lei 665, que autoriza o Executivo a disponibilizar pelo menos uma cadeira de rodas para cada instituição de ensino público no âmbito do Estado. Segundo o parlamentar, São Paulo ainda precisa avançar no que concerne à inclusão de pessoas com necessidades especiais. "É só andar um pouco pelas cidades para perceber que ainda não é possível para os deficientes se locomoverem com total facilidade", disse.

Neste ano, o parlamentar também apresentou a Indicação 363/2011, que solicita ao governo do Estado a instalação de salas-ambiente, rampas de acesso, material e mobília escolar adaptada para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede estadual.

Gilmaci lembra que a educação é um direito de todos e que por isso o ambiente escolar deve ser preparado também para todos. "A maior parte dos espaços educacionais não possui a capacidade de acolher e proporcionar total liberdade de movimento", explica o parlamentar.

gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp