Alunos da rede pública podem ter ensino em período integral

Márcio Araújo (PL) apresenta projeto que cria programa Criança na Escola
20/08/2001 14:06

Compartilhar:


Os alunos da 1.ª à 4.ª série do ensino fundamental poderão permanecer na escola em período integral. A proposta está no projeto de lei apresentado pelo deputado Márcio Araújo que cria o programa Criança na Escola, cujo objetivo é tirar as crianças da rua e aprimorar a qualidade do ensino por intermédio da integração com atividades de lazer e valorização da cultura.

De acordo com o projeto, as séries iniciais contarão com um currículo amplamente diversificado, contendo atividades educacionais, artísticas, científicas, sociais, sanitárias, ambientais, comunitárias, de informática, educação física e outras, oferecendo aos alunos a oportunidade de cumprirem tarefas extracurriculares, de maneira interativa com a sua comunidade. Além de promover a aproximação entre o aluno e as realidades sociais do meio em que vive, uma das principais metas do programa é manter a criança na escola para afastá-la das ruas, das drogas, do ócio e de toda sorte de influências negativas.

O autor justifica a importância da iniciativa lembrando que "muitas crianças passam parte do seu tempo sozinhas, devido à necessidade que os pais ou responsáveis têm de trabalhar; outras, apesar de terem a companhia de algum adulto, não realizam qualquer tipo de atividade complementar por falta de opção, orientação ou mesmo devido à situação socio-econômica. Sem nada para fazer, ficam nas ruas expostas aos problemas que vitimam a juventude".

Outra característica fundamental relaciona-se à formação profissional dos educandos. O programa prevê treinamento em tarefas de cunho prático como noções de alvenaria, pintura, instalação hidráulica, marcenaria e artesanato.

É importante lembrar que os benefícios se estendem também aos adolescentes matriculados no ensino básico.

A proposta inclui ações específicas e diferenciadas de orientação e acompanhamento social a crianças e adolescentes do sexo feminino, além de assistência social aos alunos e familiares.

Para a implementação do programa Criança na Escola, poderão ser firmados convênios com entidades culturais e filantrópicas e também com os municípios, tendo em vista, inclusive, o Programa de Municipalização do Ensino.

alesp