Deputado vai ao Ministério Público contra discriminação no Orkut


27/01/2005 20:42

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Sebastião Arcanjo

O deputado estadual Sebastião Arcanjo (PT), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial entrará nesta sexta-feira, 28/1, às 13h, com uma representação no Ministério Público Estadual contra o conteúdo racista veiculado pelas comunidades Odeio Negros e Anti-heróis, bem como a identificação de outras comunidades de conteúdo discriminatório e racista instaladas no Orkut (www. orkut.com).

O deputado foi procurado pelo presidente da ONG ABC Sem Racismo, Dojival Vieira, que o informou sobre o caso de uma família negra da zona Norte de São Paulo, que foi agredida virtualmente com mensagens ofensivas e preconceituosas. Entre as vítimas havia o menor C., de 13 anos.

Para o deputado, essas comunidades, ao difundirem mensagens preconceituosas, estão ferindo a Constituição e a democracia brasileira. "È importante lembrar que o Brasil é signatário da 1a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, que tem por objetivos eliminar a discriminação racial em todas as suas formas e manifestação e prevenir e combater práticas racistas", afirmou o deputado.

Outras ações também estão sendo tomadas para combater o racismo no Orkut. O presidente da ONG ABC Sem Racismo já pediu audiências com representantes de provedores e também irá instaurar um grupo de trabalho para fiscalizar páginas na internet que tenham conteúdo discriminatório.

O Orkut surgiu em 2004 e já conta mais de 38 milhões de usuários cadastrados, sendo 2 milhões de brasileiros. Há no site centenas de comunidades, que discutem assuntos variados, como gostos musicas, saúde, política, entre outros. A comunidade Odeio Negros, por exemplo, tem 50 membros e está inserida na categoria Pets & Animals. E, na sua descrição, já avisa: "Proibida a entrada de MACACOS", referindo-se aos negros. Na página "Anti-Heróis", que já sofreu modificações, encontra-se frases do tipo: "Se você já foi atacado por algum maldito que se julga herói está na hora de se vingar. E não tenha pudores ou dor na consciência. Descarregue toda a sua fúria nesse pobre pretinho inocente. Clique e vingue-se". Ao clicar, aparecia a página de C.

tiaopt@al.sp.gov.br

alesp