Aparelho de radioterapia quebrado na Santa Casa de Araçatuba prejudica pacientes e prefeituras, afirma deputado


12/06/2008 10:06

Compartilhar:


O deputado Cido Sério (PT) voltou a cobrar solução para o aparelho de radioterapia da Santa Casa de Araçatuba, que não funciona há mais de dois anos. O parlamentar ocupou novamente a tribuna nesta quarta-feira, 11/6, e lamentou o descaso do governo do Estado com a saúde da população da região.

"A falta de um acelerador linear para as sessões de radioterapia prejudicou mais de 3 mil pacientes com câncer na região. Desde 2006, eles precisam se deslocar até Barretos e outras cidades, em busca de tratamento. Além da situação desumana a que são submetidos, o problema tem gerado gasto absurdo por parte das prefeituras ", destacou o deputado.

Segundo reportagem veiculada no dia 8/6, no jornal Folha da Região, as prefeituras de cinco municípios do entorno de Araçatuba gastam, juntas, cerca de R$ 600 mil por ano com a locomoção dos pacientes. Somente no ano passado, o Hospital do Câncer de Barretos registrou mais de 18 mil atendimentos, em 1,7 mil pacientes das cidades de Araçatuba, Andradina, Birigüi, Guararapes e Penápolis. Esses procedimentos têm feito as prefeituras arcarem com até R$ 10 mil por mês.

"Apesar de essa situação já perdurar por dois anos, até agora o governo do Estado não apresentou solução. Já entrei em contato várias vezes com a Secretaria da Saúde estadual e apresentei indicações cobrando resultado. Mas parece faltar sensibilidade para resolver a situação. E olhe que o governador José Serra já foi ministro da Saúde! Agora estou apelando para o Ministério da Saúde e vou lutar na esfera federal para obter esse benefício", concluiu o parlamentar.



cidosério@al.sp.gov.br

alesp