Da Tribuna


19/08/2009 19:55

Compartilhar:


Aposentadoria



Mauro Bragato (PSDB) enfatizou a presença da Comissão de Finanças e Orçamento nas audiências públicas realizadas pelo interior do Estado para discutir com a sociedade o Orçamento 2010. O deputado destacou a presença maciça da Apampesp (Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo) e a necessidade de o Executivo pensar na incorporação de Gratificação por Atividade de Magiestério, a GAM, ainda nesse segundo semestre. Segundo o parlamentar, a gratificação atenderá mais de 100 mil pessoas aposentadas da categoria. "Estaremos defendendo a incorporação de 15% de melhoria salarial para os aposentados", afirmou. (NS)



Gratificação para policiais



Para Olimpio Gomes (sem partido) o governo trata as famílias dos policiais mortos em serviço com descaso. O deputado destacou a aprovação da lei pela Assembleia, em 15/5/2008, que estende o pagamento do Adicional de Local de Exercício à pensão. Para o parlamentar, o benefício, que representa quase 40% do salário do policial, deveria ser incorporado à pensão dessas famílias, que, segundo ele, estão sofrendo na miséria. Ele criticou o governo estadual por retirar o valor desse adicional da pensão, alegando falta de preocupação por parte do governo com os filhos e viúvas desses policiais. "É uma política devassa aos servidores da segurança pública" disse Olimpio. (NS)



Homenagem às Apaes



Ed Thomas (PSB) comentou o adiamento das homenagens que seriam realizadas pela Casa aos voluntários e trabalhadores das mais de 300 Apaes do Estado. De acordo com o deputado, haveria, além de uma sessão solene, uma exposição de artesanato feito por mais de 80 mil alunos das Apaes, como uma homenagem aos alunos, professores, educadores e voluntários que trabalham na associação. Segundo Thomas, as homenagens foram adiadas devido à expansão do vírus influenza. "Não poderíamos cometer a irresponsabilidade de colocar crianças, que são mais sucetíveis ao vírus, nessa reunião", afirmou. O parlamentar também agradeceu o governador José Serra e os secretários Claury Alves e Aloysio Nunes pela liberação de uma verba de 300 mil reais, possibilitando a realização de uma Olimpíada das Apaes na cidade de Araraquara. (NS)



Solidariedade



O deputado Hamilton Pereira (PT), falou sobre o grande número de pessoas que aguardam pela doação de órgãos nas filas de esperas dos centro médicos. O deputado agradeceu a ajuda das instituições e ONGs como o Hemonúcleo de Sorocaba e a organização não governamental Asa Morena que, segundo ele, estão realizando um grande trabalho na área, representando um papel muito importante para a população. O parlamentar parabenizou ainda os doadores que compareceram ao hemonúcleo em Sorocaba no último dia 14/8, realizaram exames de compatibilidade e se cadastraram como doadores de medula óssea. (NS)



Moradores de rua



José Candido (PT) comentou sua participação em um ato público com moradores de rua, ocasião em que se comemorou o Dia Nacional de Luta dos Moradores de Rua. O deputado lembrou dos ataques contra moradores de rua ocorridos em anos anteriores e que até agora não foram elucidados pelas autoridades. "Fico triste em saber que os seres humanos são desrespeitados e sofrem humilhações diariamente", disse José Candido. Ele lamentou também a falta de políticas públicas e orientações voltadas aos moradores de rua e afirmou que existe um compromisso dos vereadores de São Paulo em criar uma frente parlamentar municipal em defesa dessas pessoas. (TB)





Pedágios 1



Fausto Figueira (PT) criticou proposta anunciada de instalação de dez novas praças de pedágio nas estradas que levam ao litoral. O parlamentar lamentou o "ataque" que a população litorânea e a Baixada Santista, com a medida, sofreram por parte do Governo do Estado. Figueira ressaltou que a Baixada Santista é a região que mais cresceu no Estado de São Paulo e a que apresenta a possibilidade de grande expansão portuária. O deputado lembrou a existência de um plano de gerenciamento costeiro, já há 11 anos, e condenou a interferência governamental nesse órgão, que, segundo ele, coloca em risco o desenvolvimento previsto para a região. (TB)





Pedágios 2



Luis Carlos Gondim (PPS) comentou matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo sob o título "Rota do litoral paulista deve ganhar ao menos dez pedágios". Para o deputado, embora a criação de alguns pedágios em determinados locais seja viável, sua preocupação é com a implantação dessas praças em áreas de bairro, atingindo 30 mil pessoas que lá residem. Ele defende a elaboração de um estudo delicado sobre o tema. (TB)





Pedágios 3



Ainda sobre o anúncio de novos pedágios em rodovias do litoral paulsta, Simão Pedro (PT) criticou o que chamou de "presente" que o governo Serra deu aos paulistas. O deputado disse que o cidadão paulistano vai sofrer as consequências e que a saída será procurar outros locais para ir, já que o sistema de pedágios em São Paulo é um dos mais caros do Brasil. Simão Pedro classificou de "extorsão" à população e exigiu do governo Serra a revisão dessa política. Ele tambem disse que no governo Lula o sistema de pedágios foi revisto e que o contribuinte já pode sentir a diferença. (TB)





Solidariedade à ministra



"Quero prestar minha solidariedade à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, no momento em que querem transformar uma suposição em fato", declarou o deputado Simão Pedro (PT) a respeito da declaração feita à Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal pela ex-secretária de Receita Federal, Lina Maria Vieira. "Foi o governo Lula, acompanhado de sua equipe, que pôs fim à nossa submissão ao FMI e criou o PAC, gerenciado pela ministra Dilma Rousseff. Hoje, 11 milhões de famílias recebem bolsa-família, e nosso setor energético foi recuperado, desde que Dilma foi ministra das Minas e Energia. É disso que se trata; é isso que preocupa a oposição: a Dilma cresce nas pesquisas para presidente e o Serra cai". (BA)

Carta aberta a Marina Silva



"Se eu pudesse leria agora uma carta aberta a Marina Silva. Companheira de primeira hora do PT, talvez não lhe tenham dito nada sobre o partido em que a senhora vai ingressar. As forças do Partido Verde em São Paulo estão comprometidas com o governo de José Serra, e duvido que alguém do PV vá se insurgir contra as orientações do governo do PSDB. Preste atenção: não faça um desserviço à causa ambientalista; não se encante com aqueles que, travestidos de verde, não se importaram com a morte de Chico Mendes. Não se encante com as sereias da traição. Boa sorte com os seus novos companheiros", disse Adriano Diogo (PT). (BA)



Canto de Sereia



Hamilton Pereira (PT) lamentou a notícia de que a senadora Marina Silva deixará o PT e irá integrar o Partido Verde. Hamilton avalia que a senadora " a quem elogiou por sua história de vida e atuação em defesa da floresta, e ainda por sua atuação à frente do Ministério do Meio Ambiente -, em sua pureza, "caiu no canto da sereia" da oposição: acreditando que irá para um espaço mais adequado a suas convicções, na verdade estará servindo ao propósito de dividir ao ser candidata à Presidência da República pelo Partido Verde. (OT)



Mulher de Fibra



O deputado Chico Sardelli, líder do PV na Assembleia Legislativa de São Paulo, comemorou a decisão da senadora Marina Silva de integrar-se ao Partido Verde. Segundo ele, é um grande ganho para o PV receber em suas fileiras a ex-ministra do Meio Ambiente, uma mulher de fibra que combateu o desmatamento ao lado dos seringueiros. "Somos ambientalistas sonhadores", disse, reafirmando a grande avanço que significa ter entre os verdes uma defensora da floresta. "Tenho certeza de que Marina Silva irá somar ao PV os esforços no combate ao desmatamento. (OT)



História de vida



"Todos reconhecem a história de vida de Marina Silva, que se confunde um pouco com a história do PT", disse Maria Lúcia Prandi (PT). De origem humilde, alfabetizada já no começo da juventude, foi formada na luta pela defesa dos seringais e foi crescendo até se tornar senadora da República e ministra do Meio Ambiente. Prandi lembrou que, mesmo dentro do PT, foi muito criticada por suas posições à frente do ministério do Meio Ambiente. Entretanto, a deputada informou que, em respeito ao grande trabalho desenvolvido por Marina Silva em prol do país, o PT não vai reivindicar o mandato do Senado Federal. (OT)

alesp