VALORIZANDO O MAGISTÉRIO - OPINIÃO

Pedro Tobias*
10/08/2001 11:45

Compartilhar:


O governo do Estado vem implementando uma política educacional cuja preocupação é oferecer à população escolar um ensino adequado e de qualidade, de acordo com as novas mudanças tecnológicas e com os novos paradigmas exigidos pelo mercado profissional. Esse processo tem proporcionado a descentralização administrativa e pedagógica na rede estadual de ensino.

O governador Geraldo Alckmin tem compromisso com a educação de São Paulo. Prova disso é o programa de formação universitária dos professores da rede pública que dão aula no ensino fundamental e ainda não possuem uma faculdade no currículo. Esse programa vem sendo colocado em prática através de um convênio firmado entre a Secretaria da Educação e quatro universidades paulistas - USP, Unicamp, Unesp e PUC -, e prevê investimentos de R$ 50 milhões por parte do governo do Estado.

Até 2007, todos os professores da rede deverão ter curso universitário em pedagogia, como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Com isso, o Estado deverá criar cerca de 7 mil vagas gratuitas para a formação em nível superior dos professores. Isso é uma verdadeira revolução na educação, com o objetivo de promover a valorização do magistério. Ao fazer o curso, os professores da rede pública vão garantir um diploma universitário e uma classificação de nível 4 junto à Secretaria da Educação, o que significa um futuro aumento salarial.

Cerca de 240 educadores de Bauru e região estão sendo beneficiados com esse programa. Na primeira fase, eles participaram das aulas de informática e, agora, iniciaram a segunda etapa, com outras disciplinas - psicologia, sociologia, matemática etc. No total, serão 20 meses de curso, com a aplicação de modernas técnicas de ensino, como teleconferências.

Além dessa conquista para os professores da rede pública, ressalto outras iniciativas do governador Geraldo Alckmin na área da Educação. Recentemente, no plenário da Assembléia Legislativa, tive a grata satisfação de anunciar a liberação de R$ 20 milhões para a compra de livros de literatura para o ensino médio, com os próprios professores escolhendo o tipo de leitura de seus alunos. A Secretaria da Educação também já enviou 23 mil computadores para as escolas. Mais de 85% dos prédios escolares foram recuperados ou ampliados e quase 6 milhões de alunos recebem merenda de qualidade em 626 municípios com recursos do governo do Estado.

Tenho participado ativamente desse processo de revitalização do ensino público no Estado de São Paulo, principalmente conquistando obras para Bauru e região. Destaco: 19 escolas estaduais de ensino médio já foram contempladas com a cobertura das quadras poliesportivas; uma escola de ensino fundamental e médio foi construída no Bauru 2000 e será inaugurada nos próximos dias; outras duas escolas estão em fase de licitação na Secretaria da Educação, para serem construídas no Parque Jaraguá e na Vila Dutra; além da luta pela implantação de uma escola que atenda alunos de 5ª a 8ª série e do ensino médio no núcleo habitacional "Isaura Pitta Garms" (Bauru 1). São conquistas que visam garantir um ensino de qualidade e uma escola mais atraente.

*Pedro Tobias é deputado estadual pelo PSDB

alesp