Unesp pode chegar à região de Sorocaba

Deputado Gonzaga participa de encontro para agilização do projeto
16/08/2001 15:30

Compartilhar:


A Universidade Estadual Paulista (Unesp) deverá mesmo chegar à região de Sorocaba. A notícia foi confirmada pelo deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira (PSDB) que participou na segunda-feira, 13/8, em Sorocaba, de um encontro para definir ações para a concretização da instalação da universidade pública na região.

Segundo o parlamentar, foi sugerido, no encontro, a criação de um consórcio entre os prefeitos da região para auxiliar na instalação da escola superior.

"A sede para a implantação será mesmo a fazenda Ipanema, em Iperó, escolhida justamente pela infra-estrutura de que o local já dispõe. Porém, os prédios, que estão sob a administração do Ibama, acabam se deteriorando devido à ação do tempo", disse Vieira.

A Unesp fará uma pesquisa entre os estudantes da região para determinar quais serão os cursos disponibilizados pela instituição. Os primeiros cursos que deverão ser oferecidos serão voltados aos setores de agronegócios e agroindústria, e também mecatrônica, que auxiliariam as principais geradoras de recursos da região e ainda estimulariam a proliferação industrial.

Gonzaga lembrou que os estudantes tatuianos serão beneficiados, também, graças à conclusão da pavimentação da estrada que liga Tatuí a Iperó, que terá suas obras encerradas nos próximos dias. "Um dos motivos de meu pedido para a pavimentação da estrada foi justamente a facilidade de integração entre as cidades da região. Nesse caso, os tatuianos terão facilidade para cursar uma universidade pública e ainda ótimas condições de transporte", afirma.

O parlamentar afirmou que no final deste ano devem ser abertas inscrições para o exame vestibular, em que os aprovados iniciarão seus cursos no próximo ano.

Em seu discurso, Gonzaga comprometeu-se, inclusive com o deputado federal Armando Panunzio (PSDB), que irá reivindicar, na Assembléia Legislativa, verba para a universidade, dentro do orçamento de 2002, visando a criação de novos cursos.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luiz Gonzaga Vieira - 3886-6633/6663)

alesp