Presidente da Sabesp será chamado à Assembléia para explicar crise no fornecimento de água


02/10/2003 15:56

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Nivaldo Santana

O deputado Nivaldo Santana (PC do B), vice-presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas, solicitou nesta quarta-feira, 1/10, o comparecimento do presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira, e do secretário estadual de Energia e Recursos Hídricos, Marco Arce, para que prestem esclarecimentos sobre os problemas no fornecimento de água ocorridos nos últimos dias. Cerca de 9 milhões de habitantes das zonas norte, oeste, leste e central da cidade, além de alguns municípios vizinhos, ficaram com suas caixas-d´água vazias, por causa de obras de manutenção do sistema Cantareira.

A previsão inicial da Sabesp era de 24 horas sem abastecimento. No entanto, observa Nivaldo, em alguns bairros o racionamento chegou a durar mais de três dias, provocando tumultos como o ocorrido na última terça-feira, 30/9, na via Anhangüera, quando centenas de moradores da região de Perus protestaram bloqueando a estrada.

"O baixo nível dos reservatórios e os poucos investimentos em manutenção preventiva são as duas principais causas para a demora na regularização do fornecimento de água na região metropolitana de São Paulo", afirmou Santana. "O problema pode se agravar no verão, se chover pouco, e avançar para uma crise ainda maior, se o governo do Estado não investir pesado na manutenção e ampliação do sistema de produção de água", afirmou o deputado.

Ainda não foi definida a data em que Nogueira e Arce comparecerão à Assembléia. A expectativa é a de que no decorrer da próxima semana ambos tenham a oportunidade de prestar os devidos esclarecimentos à Comissão de Serviços e Obras Públicas e à população.

gabinete@nivaldosantana.com.br

alesp