Testes de flotação do rio Pinheiros


23/06/2008 19:59

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT) informou em pronunciamento da tribuna nesta segunda-feira, 23/6, que na última sexta-feira, 20, esteve na Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (EMAE) para conhecer os testes da flotação do rio Pinheiros. Na ocasião, também verificou o sistema utilizado para a realização dos testes. Conforme o 1º secretário, a flotação permitiria, em tese, que a água do Pinheiros, ao atingir a classe 2, considerada como de potabilidade ideal, fosse bombeada para a represa Billings, localizada no ABC, com o objetivo de aumentar a geração de energia da usina Henry Borden, em Cubatão.

Donisete Braga integra comissão de representação, proposta por ele e criada com a finalidade de acompanhar os testes da flotação. Além do 1º secretário, integram a comissão os deputados Adriano Diogo (PT), Rodolfo Costa e Silva (PSDB) e Chico Sardelli (PV), membros titulares ou suplentes da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa.

O parlamentar lembrou que os testes começaram em agosto do ano passado, após uma representação de sua autoria em parceria com o deputado Antônio Mentor (PT) junto ao Ministério Público Federal (MPF). "Cobrávamos à época que, antes de realizar os testes da flotação, o Estado deveria fazer estudo de impacto ambiental", justifica. Posteriormente, o Ministério Público Estadual (MPE) moveu ação civil pública e obteve liminar suspendendo o início do funcionamento do sistema. Em 2007 foi feito acordo que permitiu a retomada dos testes que servirão de base para a elaboração do EIA-RIMA.

Para Donisete Braga, "a flotação é um processo polêmico, de alta complexidade, uma vez que ele nunca foi feito em tamanha quantidade de água". De acordo com ele, "não podemos permitir que, de forma irresponsável, se faça o bombeamento para a represa Billings sem que possamos comprovar a viabilidade técnica da flotação". Isto porque, acrescenta o deputado do PT, "a represa Billings é um importante manancial que serve para abastecimento público da Região Metropolitana de São Paulo".



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp