Sessão solene na Assembleia Legislativa comemora o centenário do Colégio Dante Alighieri


17/06/2011 19:56

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza, na próxima segunda-feira, 20/6, a partir das 20h, sessão solene em homenagem ao centenário do Colégio Dante Alighieri. A sessão, que foi convocada a pedido do presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz, será no plenário Juscelino Kubitschek. Após a cerimônia será oferecido um coquetel aos presentes.

Na solenidade, serão condecorados com a Ordem do Sino (diploma criado em 1980, inspirado no sino que marcava os intervalos entre as aulas do colégio) os seguintes ex-alunos: Afonso Celso Pastore, André Ricardo Robic, Andrea Sandro Calabi, Antonio Penteado Mendonça, Mino Carta, Ricardo Izar Jr., e a professora Rossella Vittoria Beer.

O presidente do Dante, José de Oliveira Messina, destaca que nestes 100 anos, o colégio formou gerações e gerações de brasileiros que contribuíram em muito para a educação, a política, as ciências, as artes, a cultura e a tecnologia do Brasil.

Fundado em 9 de julho de 1911, o Colégio Dante Alighieri iniciou as comemorações do ano do centenário com uma aula inaugural do governador Geraldo Alckmin no dia 26 de janeiro. Na oportunidade, José Messina entregou ao governador e ao senador Aloysio Nunes Ferreira, este último ex-aluno do colégio, uma medalha comemorativa e um livro sobre o centenário escrito por Ebe Reale, ex-professora de história e filha do jurista Miguel Reale.

O Instituto Médio Ítalo Brasiliano, como era denominado quando da sua fundação, nasceu para atender à grande massa de imigrantes italianos que chegaram com seus filhos a São Paulo no final do século XIX.



Mostra



A Assembleia paulista também deverá abrigar, em seu hall monumental, de 17/6 a 2/7, uma exposição fotográfica com imagens de ex-alunos e instalações do colégio e de suas imediações ao longo destes últimos 100 anos.

A mesma exposição será mostrada nos corredores da galeria do Conjunto Nacional a partir de 1º/7.

Hoje, o colégio conta com 4.200 alunos da educação infantil (a partir de três anos de idade) ao ensino médio.

alesp