Agricultores familiares garantem R$1.5 milhão em financiamentos


03/10/2003 17:17

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Hamilton Pereira

A mobilização dos agricultores familiares de Ribeirão Branco já deu resultado. No dia 30/10, ficou acertado que o Banco do Brasil irá liberar recursos na ordem R$1,5 milhão para financiar a safra deste ano. A medida deverá contemplar cerca de 300 agricultores familiares que estão aguardando apenas a liberação do dinheiro para iniciar a produção.

Um dia antes, por conta do impasse na renegociação da dívida do setor com o banco e do atraso na liberação de novas linhas de crédito, cerca de 150 agricultores familiares resolveram ocupar a agência do Banco do Brasil do município, exigindo um novo acordo sobre os débitos, que incluem ainda pendências da safra de 1998. Em seguida, uma comissão formada por dirigentes sindicais, vereadores do PT e membros ligados à Federação da Agricultura Familiar (FAF) foi recebida pela superintendência do banco em São Paulo. Foi decidido que a liberação de recursos para financiar a safra deste ano deverá ser feita "num ritmo extraordinário", mas contemplará somente os agricultores sem nenhuma restrição cadastral.

Os agricultores poderão, já a partir desta segunda-feira, 6/10, obter informações sobre as linhas de crédito. Para isso, terão de procurar o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultora Familiar de Ribeirão Branco, que encaminhará diariamente ao banco uma lista composta por 20 nomes de agricultores que têm direito ao financiamento.

Decisão acertada

A abertura de novas linhas de crédito foi comemorada pelos agricultores familiares de Ribeirão Branco. Apesar de não obterem avanço no que se refere às dividas da safra ainda de 1998, a liberação dos recursos dará um "novo gás" para o setor, principalmente por causa do prazo para o plantio que está se esgotando.

A decisão pela ocupação da agência bancária partiu dos próprios agricultores que realizaram assembléia e foi acompanhada de perto pela coordenação da Subsede da CUT e pelo PT local.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp