O medo que aprisiona


13/10/2003 17:55

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

O Centro de Estudos Raduan, coordenado pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS), e o grupo Novo Ideal, coordenado por Ronaldo Koloszuk, realizarão na próxima segunda-feira, 20/10, o debate "Claustrofobia Urbana - A insegurança na vida do paulistano". Serão discutidas as mudanças no comportamento da população paulistana em decorrência do medo gerado pela violência e suas conseqüências para a sociedade como um todo.

Para o deputado Arnaldo Jardim, o debate é oportuno, uma vez que o medo e a insegurança cada vez mais "aprisionam" a população paulistana. "O espaço público, em São Paulo, deixou de servir para a troca de experiências e aprendizado. Hoje, é fácil constatar um aumento constante e significativo da distância entre as pessoas. Elas têm se trancafiado cada vez mais, o que me faz questionar que tipo de impacto este distanciamento acarretará no futuro dos jovens", afirmou.

Ronaldo Koloszuk acredita que o debate será importante para tratar de questões como o crescimento da "arquitetura do medo", com casas que se assemelham a presídios nas grandes cidades . "A rua deixou de ser um espaço social e passou a ser apenas uma via de acesso", declarou.

O evento acontecerá na sede do Centro Raduan - Rua Veneza, 542, Jardim Paulista, Capital -, dia 20/10, às 19 horas, com entrada gratuita.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp