Da Tribuna


21/08/2009 18:09

Compartilhar:


Privatização da escola de artes

Carlos Giannazi (PSOL) pediu aos vereadores da Câmara paulistana que rejeitem o projeto de lei enviado pelo prefeito Kassab, que prevê a privatização da Escola Municipal de Iniciação às Artes. Segundo o deputado, a escola é a única na categoria, oferecendo qualidade e promovendo a integração entre música, dança, teatro e artes plásticas. De acordo com Giannazi, a escola funcionava devido a sua gestão democrática que, com a aprovação do PL, passará a ter caráter privado. "É a velha prática do PSDB de entregar patrimônios públicos para um patrimônio privado", afirmou. O parlamentar apelou ao prefeito para que ele recue da sua decisão. (NS)



Medidas práticas contra a gripe

Rui Falcão (PT) fez um alerta às autoridades para que o combate ao vírus H1N1 seja efetivo e as orientações que são distribuídas se tornem medidas práticas. De acordo com o deputado, ao visitar o Centro de Educação Jardim Rincão, pode-se constatar a falta de álcool gel, toalhas de papel, copos descartáveis e cândida para a limpeza do local. O parlamentar pediu maior proteção às crianças, principalmente com o retorno do frio, e afirmou as medidas necessárias são de baixo custo, e podem impedir o surto da nova gripe. "Espero que a prefeitura e as secretarias da Saúde e da Educação façam uma revisão geral nas escolas e centros infantis", declarou. (NS)



Gratificação aos policiais

Conte Lopes (PTB) falou a respeito do projeto de lei enviado pelo prefeito Gilberto Kassab à Câmara, que dá gratificação aos policiais militares que exercem a atividade em São Paulo. Para o deputado, é um projeto fundamental que pode melhorar a qualidade da segurança da população. De acordo Lopes, é difícil trabalhar na polícia com as consequências que a atividade promove e, devido a isso, é necessário que o policial ganhe um salário digno. O parlamentar falou ainda sobre o tratamento que a imprensa dá aos policiais, atribuindo o aumento da criminalidade ao seu serviço. "Policial age em legítima defesa, e isso é previsto na lei, não é crime", declarou. (NS)



CPI de Perícias Médicas

Carlos Giannazi (PSOL) pediu o apoio dos 94 parlamentares da Casa para a instalação de uma CPI do Departamento de Perícias Médicas no Estado. Segundo o deputado, o departamento está estranhamente vinculado à Secretaria de Gestão Pública, e não à Secretaria de Saúde como deveria ser de fato. De acordo com ele, a transferência ocorreu durante a gestão Serra e possui mais de 10 mil processos atrasados e reclamações por parte dos servidores e da população que é atendida. Para Giannazi, o departamento deve ser descentralizado e investigado através da CPI, a fim de que os profissionais se humanizem e tratem as pessoas com mais dignidade. (NS)



CPI do CDHU

Enio Tatto (PT) informou que nesta semana a Justiça condenou 19 pessoas envolvidas no escândalo da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) na região de Presidente Prudente, por desvio de milhões de reais da empresa. "Existem mais de 400 processos contra a CDHU, e a única denúncia apurada foi esta. Temos denunciado pelo menos nos últimos 15 anos os problemas da CDHU, mas não conseguimos aprovar nenhuma CPI na Assembleia, devido à obstrução da bancada governista. Mas vamos continuar lutando para instalar esta comissão, já que precisamos cumprir nosso papel fiscalizador", declarou Tatto. (BA)



Controle do vírus da gripe suína

"O deputado Rui Falcão (PT) denunciou a irresponsabilidade da prefeitura de São Paulo em não enviar às escolas produtos de limpeza para se combater a epidemia da gripe suína. O mesmo acontece nas mais de cinco mil escolas públicas estaduais. O governo estadual distribui folhetos, alerta a população, mas não toma atitude no sentido de enviar material de limpeza às instituições de ensino. Aliás, não há nenhum material de limpeza nas escolas: falta sabão em pó, cândida, detergente, entre outros. É necessário que as autoridades ofereçam condições materiais para o controle do vírus", afirmou Carlos Giannazi (PSOL). (BA)

alesp