Associação Comunitária dos Idosos de Osasco é declarada de utilidade pública


10/02/2004 17:15

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Emidio de Souza

A Assembléia Legislativa aprovou e o governo do Estado transformou em lei projeto de autoria do deputado estadual Emidio de Souza (PT) que declara de utilidade pública a Associação Comunitária dos Idosos do Município de Osasco (Acimo). "Este título é o reconhecimento de uma entidade que há anos faz um trabalho muito importante em defesa dos idosos de Osasco", comemorou o deputado, que é 1º secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O deputado do PT lembra que a Acimo foi fundada há 16 anos e, atualmente, atende 550 idosos, dos quais 155 são beneficiados por convênios com a Secretaria de Estado de Assistência Social e com o governo Federal. Do Estado, a entidade recebe mensalmente R$ 10,00 por idoso abrigado em suas dependências e outros R$ 10,81 do governo Federal.

Porém, além de esses valores serem insuficientes para cobrir as despesas de atendimento dos idosos, de acordo com a diretoria da Acimo, os repasses mensais chegam com atraso, às vezes de até seis meses. A grande maioria dos gastos com os idosos é custeada com recursos próprios arrecadados pela entidade em eventos, como bailes e bazares beneficentes, onde são expostos e vendidos artesanatos produzidos pelas próprias pessoas atendidas pela Associação.

O deputado Emidio de Souza afirma que sua iniciativa em declarar a Acimo de utilidade pública decorre do fato de ela atuar "em consonância com o Estatuto do Idoso, aprovado em outubro do ano passado e em vigor desde o dia 1º deste ano". Para ele, "a Associação realiza, desde a sua fundação, atividades de inclusão social, estimulando, entre outras ações, o convívio coletivo e a defesa da dignidade humana".

emidio@al.sp.gov.br

alesp