Cinemas podem ser obrigados a exibir filmes sobre as conseqüências do uso de drogas


14/10/2003 17:27

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Paulo Neme

O deputado Paulo Neme (PTB) apresentou, em setembro na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, projeto de lei que torna obrigatória a exibição de filme publicitário esclarecendo as conseqüências do uso de drogas antes das sessões, em todos os cinemas do Estado.

De acordo com o projeto, o filme publicitário a ser exibido deverá ser elaborado sob a supervisão técnica de uma equipe multidisciplinar de servidores da Secretaria de Estado de Saúde e da Secretaria de Estado de Educação, reforçando o compromisso com a correta informação e possibilitando ao Estado mecanismos eficazes na prevenção ao uso de drogas por jovens e adolescentes.

"Como médico e cidadão, pude constatar de perto que o crescimento do consumo de drogas é um assunto que preocupa todas as camadas da sociedade brasileira, extrapolando a família e os setores do Estado voltados para o problema.",afirmo o deputado Paulo Neme, explicitando o motivo da apresentação do referido projeto.

Na análise do deputado, o problema das drogas atinge principalmente os adolescentes menos experientes, vítimas mais fáceis dessa verdadeira "praga moderna", assevera Neme.

Com vistas à não-proliferação do uso de drogas e considerando o cinema um meio de comunicação que abrange pessoas de diversas idades e camadas sociais, Paulo Neme pretende que as salas de exibição sejam aproveitadas como instrumento de campanhas educativas, acreditando que a aprovação do projeto resultará em enorme avanço no combate ao uso de drogas ilícitas no Estado de São Paulo.

pneme@al.sp.gov.br

alesp