Deputado apresenta projeto de inclusão social para universitários


22/01/2007 19:41

Compartilhar:

Deputado Geraldo Vinholi e José Aristodemo Pinotti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Vinholi Pinotti.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Geraldo Vinholi (PDT) apresentou ao secretário de Estado do Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, projetos de lei de sua autoria que, se viabilizados, permitirão a estudantes que não podem pagar mensalidade maior acesso à universidade.

O Projeto de Lei 158/04 trata do Programa de Auxílio Financeiro ao Estudante do Ensino Superior, assegurando aos alunos menos favorecidos a continuidade de sua escolarização até a conclusão do nível superior.

Segundo o projeto, alunos de faculdades pagas e que têm uma baixa renda familiar passariam a ter acesso à bolsa de estudo com recursos provenientes de alunos que estudam em universidades públicas e que tenham alta renda familiar.

O projeto já foi aprovado pela Assembléia Legislativa, porém foi vetado pelo ex-governador Geraldo Alckmin. A Assembléia precisa derrubar o veto para que o projeto se torne lei. O secretário Pinotti classificou o projeto como ótimo instrumento de inclusão e grande alcance social.

"Eu gostaria que todos estudassem gratuitamente, mas isso não é possível em nosso país, até mesmo porque existem muito mais estudantes em cursos pagos do que em gratuitos. Não posso conviver com a triste realidade de alunos sem oportunidade de concluir os estudos", disse Vinholi.

O segundo projeto de lei apresentado ao secretário é o 281/2002, que tem como objetivo transformar determinadas instituições públicas em universidade, utilizando a estrutura existente.

Além dessa medida, que aumentaria o número de vagas com ensino de qualidade, o projeto prevê que os alunos possam pagar os estudos trabalhando na própria instituição.

O projeto identifica alguns cursos e respectivos órgãos públicos que a "Fundação Padre Manoel da Nóbrega" poderá desenvolver:

- Enfermagem " Hospital do Servidor Público do Estado

- Cinema " Fundação Padre Anchieta

- Rádio e Televisão " Fundação Padre Anchieta

- Terapia Ocupacional " Hospital do Servidor

- Fisioterapia " Hospital do Servidor

- Fonoaudiologia " Hospital do Servidor

- Nutrição e Psicologia " Hospital do Servidor

- Música " Teatro Municipal de São Paulo

- Editoração " Imprensa Oficial do Estado

- Tecnologia - Prodesp

Segundo Vinholi, o secretário Pinotti ficou entusiasmado e se comprometeu a discutir com os reitores das universidades a viabilidade dos projetos. Determinou estudos e classificou as propostas como inovadoras e sintonizadas com a necessidade de capacitar os jovens.

"Agora vamos aguardar o resultado da análise e esperar que a idéia evolua, pois num mundo globalizado há a necessidade cada vez maior de especialização e a realidade requer criatividade para que o conjunto da sociedade possa evoluir, e não somente uma classe privilegiada", afirmou Vinholi.

gvinholi@al.sp.gov.br

alesp