Novo modelo energético


31/03/2005 12:57

Compartilhar:


O deputado Arnaldo Jardim (PPS) participou da abertura da conferência "Brasil Energia: A Operação do Novo Modelo Elétrico", realizada nesta quarta-feira, 30/3, em São Paulo. O evento foi organizado pelo jornal Gazeta Mercantil e reuniu especialistas do setor elétrico para discutir as oportunidades e perspectivas diante do novo modelo nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.

Coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável e representante do Legislativo paulista no Conselho Estadual de Política Energética, Jardim argumentou que a área de energia precisa fincar sua bandeira como um setor estratégico para o desenvolvimento social e econômico do País. Além disso, o deputado cobrou uma definição mais clara, por parte do governo, sobre a diversificação da nossa matriz energética.

"O setor deve fortalecer sua imagem como área estratégica, perante o governo e a sociedade. Isso faria com que a desburocratização dos processos envolvendo todos os agentes da cadeia e a redução tributária fossem necessidades básicas incorporadas à expansão do nosso setor elétrico", comentou o deputado. "Além disso, o setor poderia promover campanhas de esclarecimento para não ser apontado como o único vilão nos novos aumentos de tarifa."

Também participaram da mesa de debates da conferência o secretário estadual de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, e o presidente internacional da Gazeta Mercantil, Marcos Troyjo, além de diversas lideranças do setor de energia elétrica.

ajardim@al.sp.gov.br

alesp