Entidade de Jaú poderá ser declarada de utilidade pública estadual


03/01/2008 10:13

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias



O deputado Pedro Tobias (PSDB) apresentou na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei 1.416/2007 solicitando que a Associação de Pais, Amigos e Educadores de Autistas (Apaea) de Jaú seja declarada de utilidade pública estadual. Se a proposta for aprovada na Casa e sancionada pelo governador José Serra, a entidade ganhará o direito legal de pleitear recursos do governo ao Estado.

Em sua propositura, Pedro Tobias ressalta o trabalho realizado pela Apaea de Jaú desde novembro de 2002, quando a entidade foi fundada no município. "O principal compromisso desta instituição é prestar ajuda voluntária aos portadores de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento em suas necessidades comunicativas, afetivas, comportamentais e sociais, sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação. E os usuários da referida entidade são, em sua maioria, famílias carentes de Jaú e região, que possuem apenas a Apaea para oferecer acompanhamento especial a seus filhos", destaca o deputado.

Pedro Tobias enfatizou, ainda, que a instituição desenvolve diversas atividades junto aos seus alunos, com o objetivo de capacitá-los e integrá-los à sociedade. "Todo esse trabalho visa assegurar aos portadores da síndrome do autismo habilidades manuais e maior independência nas atividades de vida prática e diária", salienta o deputado, acreditando que a Apaea-Jaú merece o reconhecimento como entidade de utilidade pública estadual.

O autismo é considerado o mais grave distúrbio da comunicação humana. Transtorno do desenvolvimento que compromete a socialização, a comunicação e a imaginação, a síndrome não tem cura. Existem, porém, métodos educacionais que facilitam o convívio do portador com o meio que o cerca.



ptobias@al.sp.gov.br

alesp