NOSSA CAIXA: PRIVATIZAÇÃO É ENTREGA DE PATRIMÔNIO PÚBLICO - OPINIÃO

Salvador Khuriyeh*
14/08/2001 10:45

Compartilhar:


O PSB de Taubaté, reunido na última quarta-feira, dia 8, reafirmou seu repúdio ao processo de privatização levado a cabo no país e, em particular, à venda de parte do banco Nossa Caixa S/A ao capital privado.

Seguindo a política nociva de privatização do governo federal, o governo do Estado de São Paulo imitou o entreguismo e a irresponsabilidade de Brasília e aplicou aqui, na Nossa Caixa, seu nefasto plano de privatização.

Com a aprovação da Lei n.º 10.583, de 16 de julho de 2001, o governo estadual autorizou a abertura de 49% do capital do banco. Alegando ainda manter o controle sobre a Nossa Caixa, afirma querer transformar o banco em um conglomerado financeiro, dando-lhe mais agilidade e qualidade no oferecimento de serviços aos clientes.

Na verdade, o real interesse é oferecer ao mercado uma instituição saudável e fomentadora do desenvolvimento estadual a preços abaixo de seu valor real, prática que tem sido constante nesse período de governo tucano, que não se furta nem mesmo a utilizar recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para esse fim.

Diante de tais afrontas ao patrimônio do povo paulista, o PSB de Taubaté se coloca contrário à venda do capital da Nossa Caixa e, por conseguinte, a todo o processo de privatização neoliberal promovido pelo tucanato. Tudo o que for necessário para reverter a privatização da Nossa Caixa será encampado pelo PSB, pois não aceitamos esse primeiro passo para a entrega completa do banco ao capital privado.

*Salvador Khuriyeh é deputado estadual, líder da bancada do PSB na Assembléia.

alesp