IPRS - A heterogênea Baixada

A segunda região metropolitana instituída no Estado tem nove municípios, distribuídos por quatro grupos
29/09/2003 21:07

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente são as cidades que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista. O IPRS 1997-2000 indica que ali vivem 1,5 milhão de pessoas, distribuídas em área de 2,37 mil quilômetros quadrados. Anualmente, e sobretudo nos períodos de férias, os municípios litorâneos recebem população flutuante de quase 800 mil pessoas. A densidade populacional da região é de 621,12 habitantes/km2, mas os municípios de São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Santos alcançam as maiores concentrações por quilômetro quadrado - entre 1.300 e 2.100 habitantes. Bertioga é o único com menos de 100 habitantes/km2.

A economia da RMBS está assentada na combinação de atividades industriais, prestação de serviços (turismo, em particular) e portuárias. Um terço de todas as exportações brasileiras são processadas no complexo portuário de Santos; também está no município o maior número de estabelecimentos industriais e de serviços: 117 mil empregados com carteira assinada. Cubatão, que abriga o pólo petroquímico, é o maior empregador industrial e Guarujá destaca-se por empregar muita gente no setor de serviços. Exceto Cubatão, todos os municípios são classificados como estâncias turísticas.

Com base nas dimensões riqueza, longevidade e escolaridade, o levantamento da Fundação Seade, solicitado pela Assembléia Legislativa, indica apenas Santos no agrupamento 1. As demais oito cidades da região distribuem-se nos grupos 2 (Bertioga, Guarujá e Cubatão), 4 (Itanhaém, Praia Grande e São Vicente) e 5 (Mongaguá e Peruíbe). Numa apreciação geral do comportamento da RM da Baixada, por meio do IPRS, nota-se que, mesmo limitado, o desempenho econômico foi mais intenso que o conjunto do Estado. Também no caso dos indicadores de renda e consumo das famílias, o comportamento da região foi superior à média estadual, apesar da queda dos salários médios no trabalho formal.

Por suas características econômicas e demográficas, o conjunto dos nove municípios litorâneos tornou-se, em 1996, a segunda região metropolitana instituída no Estado de São Paulo.



Texto integral do Índice Paulista de Responsabilidade Social 1997-2000: site www.al.sp.gov.br, ícone IPRS.

alesp