Governo pode fornecer veículos para transporte intermunicipal de pacientes

Deputado afirma esse tipo de transporte é feito em ambulâncias convencionais com número
16/08/2001 15:50

Compartilhar:


O deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira (PSDB), preocupado com a área de saúde, solicitou ao governador Geraldo Alckmin que a Secretaria de Estado de Saúde adquira veículos especializados para transporte intermunicipal de pacientes.

Os veículos, dispostos de acomodações para dez pacientes sentados, um banco para médico, maca e motorista, transportariam, especificamente, pacientes sem risco de vida.

A reivindicação visa atender às pequenas cidades do interior do Estado que, costumeiramente, precisam transportar doentes para maiores centros urbanos.

Gonzaga ressaltou que esse tipo de transporte é hoje feito em ambulâncias convencionais com número de pessoas superior ao permitido para o veículo. "Nestas circunstâncias, os enfermos acabam por não receber tratamento adequado, o que interfere no bem-estar do paciente e em seu estado de saúde", salienta.

Para os municípios, este novo sistema seria mais econômico, pois, atualmente, para transportar dez doentes, por exemplo, a cidade necessitaria empregar mais de um veículo, aumentando o custo com combustível, motorista e demais despesas.

O deputado informou que grande parte dos municípios da região sudoeste do Estado, dependem de transporte para oferecer aos seus cidadãos atendimento médico especializado. "O objetivo é regularizar o transporte para o atendimento médico e hospitalar e proporcionar aos pacientes maior conforto e segurança, além de alívio aos seus familiares", conclui.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luiz Gonzaga Vieira - 3886-6633/6663)

alesp