Deputado busca apoio para redução do ICMS


08/11/2004 15:54

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado João Caramez

Depois de apresentar na Assembléia Legislativa indicação ao Governo do Estado para que determine estudos e providências para a redução da base de cálculo do ICMS dos serviços telefônicos destinados às empresas de Call Center, o deputado João Caramez (PSDB) está buscando apoio junto às secretarias estaduais para que a proposta apresentada de redução de 40% produza carga tributária de 15% e beneficie o setor de telemarketing.

O deputado reuniu representantes de empresas de Call Center em uma audiência na Secretaria de Estado da Fazenda, na sexta-feira, 29/10, ocasião em que foi exposta a real importância dessas empresas no Estado e os motivos que levam empresários a buscar redução do ICMS, uma vez que o setor é um dos poucos que demonstra real capacidade de gerar novos empregos no País.

O presidente do Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing Direto e Conexos, Oscar Teixeira Soares, apresentou ao secretário adjunto Henrique Shiguemi Nakagaki números expressivos das empresas do setor que estão deixando São Paulo na busca de alíquotas mais baixas do ICMS oferecidas por outros estados como Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia. Segundo o presidente do sindicato, São Paulo ainda detém 70% das empresas operadoras; chegou a ter 90%, mas, gradativamente, perde mercado e conseqüentemente empregos.

O empresário Alexandre Jaú, da TMKT, uma das maiores do setor, disse que o telemarketing é uma área que pode perfeitamente ser utilizada para o programa do primeiro emprego, pois o treinamento é simplificado e não requer grande qualificação.

João Caramez salientou que o setor é o maior empregador na área de serviços, pois gera 600 mil empregos, sendo desde montante 75% em São Paulo. O deputado disse ainda que abraçou esta causa porque conhece o espírito empreendedor do governador Geraldo Alckmin e confia na sua sensibilidade para alavancar o setor.

O secretário adjunto, que estava acompanhado de técnicos da Secretaria da Fazenda, recebeu a solicitação com entusiasmo e demonstrou interesse em viabilizar estudos e apresentar ao governador para que o pedido do deputado seja atendido.

Convênio

O parlamentar esteve também com os representantes do setor na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo com o secretário João Carlos de Souza Meirelles, que também se surpreendeu com os números apresentados pelos empresários e prometeu se empenhar para que o setor seja atendido.

O secretário Meirelles se entusiasmou com a possibilidade de firmar um convênio entre o sindicato das empresas e o Instituto Paula Souza para oferecer cursos e introduzir jovens neste crescente mercado de trabalho. Diante dos números de empregos oferecidos e crescimento do setor, Meirelles disse que São Paulo pode se tornar o pólo mundial do Call Center.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp