Notas do Plenário


24/10/2007 21:01

Compartilhar:


Gestores públicos

O deputado Cido Sério (PT), ao reportar sua participação do 1º Encontro Intermunicipal sobre Educação, criticou o governo estadual pela má qualidade da Educação, usando como exemplo o fato de que os gestores públicos não fazem uso dos serviços que gerenciam, como no caso da escola pública. Cido Sério é autor de projeto de lei que obriga os agentes públicos a matricularem seus filhos nas escolas públicas. Também fez críticas ao tratamento salarial dado à polícia. "Pelas manchetes dos jornais parece que foi aumento de salário, mas são gratificações", declarou.

Novo terminal

A prefeitura de Suzano conseguiu reverter uma liminar contra o funcionamento do recém-inaugurado terminal rodoviário da cidade e a tarifa integrada de ônibus, informou o deputado José Candido (PT). A ação judicial havia sido impetrada por empresas de ônibus descontentes com a implantação do novo sistema, mas, segundo o deputado, graças ao bom senso do juiz Bruno Paes Strafolin, que cancelou a liminar, a população de Suzano pode usufruir dos benefícios do novo terminal.

Olimpíadas da Apae

Ed Thomas (PSB) cumprimentou a Apae de Pirapozinho pelo desempenho de seus atletas na competição esportiva realizada em Xangai, na China, e agradeceu o apoio obtido do secretário de Esportes, Claury Alves da Silva. Em agosto, devem acontecer as Olimpíadas da Apae, congregando alunos das 310 unidades da instituição. "Buscamos dignificar os alunos, os professores e os pais", disse. "Uma criança especial também tem pais especiais".

Funções fiscalizadora

Para Rafael Silva (PDT), destacou a função de fiscalizadora do Legislativo. "Devemos questionar as ações do governo, mas também reconhecer os avanços que acontecem no Estado. Rafael elogiou o governo Serra pelo Plano de Recuperação de Vicinais.

Cerimônia

"Achei que o governo iria ter vergonha e publicar isso no sábado, mas não, ele fez uma cerimônia!", disse Olímpio Gomes (PV) sobre a promulgação da lei que aumentou gratificações para os policiais militares e civis. Gomes lamentou o reajuste que, segundo ele, em alguns casos não passa de 89 reais. "Os deputados têm de sentir vergonha do que foi aprovado aqui", disse. Gomes lembrou que o Judiciário e o MP afirmam ter dificuldade de manter quadros pois perdem juízes e promotores por causa dos salários, considerados baixos, e comparou-os aos salários da polícia, para exemplificar a dificuldade por que passa a segurança pública.

Regiões

Carlinhos Almeida (PT) comentou artigo do atual prefeito de São Caetano do Sul, José Eurico Jr., publicado na Folha de S. Paulo desta quarta-feira, que trata da organização das regiões metropolitanas. Segundo Carlinhos, "nosso Estado é muito grande e complexo, e temos muitas diferenças regionais". Para ele, a criação de novas regiões metropolitanas é um instrumento que auxilia a análise dos problemas comuns dos municípios e ajuda na sua superação. Carlinhos é defensor da criação da região do Vale do Paraíba.

Boas notícias

Aloisio Vieira (PDT) comemorou os resultados do encontro acontecido nesta semana entre deputados paulistas e secretários de Estado do Rio de Janeiro. Vieira fez uma retrospectiva dos debates que visam uma solução para o acesso entre o Vale do Paraíba e municípios fluminenses, e informou que já está na Assembléia Legislativa do Rio o projeto de lei que cria uma estrada parque na região de Parati e que a proposta orçamentária para 2008, também em tramitação naquela Casa, já destina recursos para a obra.

Arte na periferia

Carlos Giannazi (PSOL) divulgou a realização, de 4 a 10 de novembro, da Semana de Arte Moderna da Periferia, uma atividade cultural de dança, música e literatura realizada pela Cooperifa, a Cooperativa dos Artistas da Periferia, na zona sul da capital. Referindo-se à falta de divulgação nos meios de comunicação de massa de atividades como essa, Giannazi voltou a lamentar o veto do governador ao projeto de lei que cria uma editora pública estadual. "Já sabíamos que o governo do Estado não tem interesse em investir em educação e agora fica claro que também não tenciona priorizar a cultura", protestou.

Perseguição

O deputado João Barbosa (DEM) reclamou das perseguições que os membros da Igreja Universal do Reino de Deus, à qual pertence, vêm sofrendo por parte da polícia no município de Araçatuba. "Um delegado de polícia, instituição que existe para proteger e ajudar a população, prendeu um pastor da nossa congregação na cidade sob alegações absurdas. Vou requerer que este delegado compareça à Assembléia para prestar contas de seus atos. É inadmissível que um delegado possa fazer tanta besteira", declarou.

Verba contra enchente encolhe

"O jornal O Estado de S. Paulo publicou notícia afirmando que a verba contra a enchente encolheu 61%", declarou Sebastião Almeida (PT). Segundo o deputado, o programa do governo estadual de combate às enchentes inclui desassoreamento, construção de piscinões e serviços e obras no Alto Tietê. Todas essas iniciativas serão prejudicadas com a diminuição da verba do Estado para o setor. "Enquanto esperamos as enchentes, o governo do Estado, em vez de enfrentar o problema, orienta os municípios a tomarem cuidado com as enchentes. Como tomarem cuidado? Os municípios dependem dos recursos estaduais, sem os quais nada podem fazer".

"Cientista maluco"

José Cândido (PT) demonstrou repúdio às declarações feitas pelo cientista americano James Watson, que denotam racismo à população africana. Ele afirmou, em artigo publicado no Sunday Times Magazine, em 14/10, que está "inerentemente pessimista quanto às perspectivas da África, porque todas as nossas políticas sociais estão baseadas no fato de que a inteligência deles é a mesma que a nossa, enquanto todos os testes dizem que não é assim". De acordo com o cientista, os negros são "menos inteligentes" do que os brancos. "Isso é um absurdo", reclamou Cândido, "até quando a comunidade negra deverá provar que o cérebro e o sangue que corre nas veias são iguais, independente da raça".

alesp