Luiz Carlos Gondim

Deputados eleitos em outubro/2010
21/12/2010 14:48

Compartilhar:


Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) nasceu em 29/11/1947 em Fortaleza (CE). Mudou-se para Mogi das Cruzes em 1969 para cursar medicina. Formou-se em 1974. É ginecologista, especializado em esterilidade conjugal e andrologia. Fez pós-graduação na Universidade de Buenos Aires, Argentina, e foi professor voluntário do Hospital das Clínicas. É casado e pai de três filhos.

Exerce a Medicina até hoje e mantém há 30 anos campanhas educativas, ministrando palestras gratuitas em escolas, associações e igrejas sobre planejamento familiar, prevenção à Aids e às drogas.

Iniciou sua vida pública em 1988, quando eleito vereador em Mogi das Cruzes, cargo que ocupou em dois mandatos consecutivos. Em 1998, foi eleito deputado estadual com 13.327 votos do Alto do Tietê. Em 2002, conquistou apoio em outras regiões e foi reeleito com 56.967 mil votos. Em 2006, recebeu 70.403 votos, e, em 2010, 104.663 votos provenientes de 439 cidades do Estado de São Paulo.

Sua base eleitoral é o Alto Tietê. Sua atuação principal concentra-se na área da saúde, promoção social e infraestrutura e abrange todo o Estado. Conhece mais de 500 cidades paulistas, suas estradas, santas casas e Apaes. Luta pelo fortalecimento da saúde, políticas publicas para habitação e por melhores condições de vias e transportes públicos.

É autor de 62 leis estaduais, entre as quais destacam-se a que proíbe alimentos transgênicos na merenda escolar oferecida nos estabelecimentos de ensino do Estado, a que obriga a presença de médico geriatra nos centros de referência de idosos e nos postos de saúde, e a que possibilita a inscrição de professores e seus dependentes como contribuintes do Iamspe.

É membro titular nas comissões permanentes de Saúde e Higiene e de Assuntos Internacionais. Coordenador de diversas frentes parlamentares, entre elas, as que atuam na busca de auxílio e recursos para as santas casas e Apaes. Participou ativamente da CPI dos Pedágios e da CPI dos Crimes Ambientais.

Muitas outras propostas são defendidas por Gondim como a instituição do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrado ao Ensino Técnico Profissionalizante, a criação de sistema de coleta e destino final de pilhas e baterias usadas, e a ampliação dos serviços médicos e atendimento do Iamspe no Estado.

alesp