Figureiros de Taubaté realizam exposição na Assembléia Legislativa

Nesta quarta-feira haverá apresentação de tradicionais manifestações folclóricas da região (com fotos)
14/08/2001 17:15

Compartilhar:


Em comemoração à Festa do Folclore de Taubaté anualmente realizada no dia 23 de agosto, o deputado Salvador Khuriyeh (PSB) promove exposição de artesãos daquela cidade. A mostra estará aberta à visitação pública entre os dias 13 e 17 de agosto, das 10 às 19 horas, no Espaço Cultural V Centenário, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Nesta quarta-feira, a partir das 15 horas, haverá apresentação de tradicionais manifestações folclóricas da região, entre as quais, a Orquestra de Violeiros e o Grupo de Folias de Reis.

Segundo pesquisadores, essa arte teve origem há mais de dois séculos com os santeiros locais. Muitos acreditam que esse tipo de manifestação seja ainda mais antigo. Franciscanos do Convento de Santa Clara, construído naquela região no século XVII, teriam sido os primeiros a incentivar os moradores na criação de presépios com a argila macia recolhida do lugar.

A explicação religiosa ganha sentido nos temas ainda hoje abordados em pequenas figuras pelos artistas locais: presépios rodeados de muitos bichos da manjedoura caipira, bois, carneiros, raposas, galinhas-d''angola e pavões tingidos com as cores luminosas do arco-íris.

Desde a década de 60, informa Khuriyeh, o artesanato é a principal fonte de renda dessas famílias, que participam das atividades culturais transformando barro em arte. E a magia desse trabalho de criação que ganhou fama em todo o país e também no exterior vem sendo mantida de geração em geração pela Casa do Figureiro, na cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba.

O Pavão foi escolhido peça símbolo do artesanato paulista pela Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), órgão da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, em concurso em que a artesã de Taubaté Maria Cândida dos Santos concorreu com o modelo Pavão estampado

alesp