Greve histórica na Scania faz 30 anos


12/05/2008 19:29

Compartilhar:


Donisete Braga (PT) ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa nesta seguda-feira, 12/5, para fazer um registro histórico da primeira greve dos metalúrgicos da região do ABC durante a ditadura militar. "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará logo mais à noite no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para participar das atividades em comemoração dos 30 anos da greve dos trabalhadores na Scania", disse o deputado.

O deputado lembrou que a paralisação ocorrida em 12 de maio de 1978 na Scania, em São Bernardo do Campo, foi organizada em menos de uma semana e se espalhou pela região do ABC. "Era uma greve diferente, sem piquetes na portaria", destacou Donisete Braga, 1º secretário da Assembléia Legislativa. "Os trabalhadores cruzaram os braços dentro da fábrica para enfrentar a pressão interna e mostrar aos companheiros de outros setores que era preciso perder o medo de se expor".

A partir desse episódio, conforme o deputado, o movimento sindical brasileiro começou a despertar. Segundo ele, no ano seguinte a luta por reposição salarial ganhou o apoio de trabalhadores de montadoras importantes como Volkswagen, Mercedes-Benz e Ford, entre outras. "Se hoje as mais diferentes categorias de trabalhadores brasileiros detêm muitos direitos sociais, sem dúvida alguma decorreram desse grande movimento de 1978", comentou.

O despertar do movimento sindical aconteceu em novas bases e não limitou sua atuação dentro das fábricas, observou o deputado. Além de questionar o arrocho salarial, na Scania, a greve foi um marco na redemocratização do país, acrescentou. "Ao mesmo tempo em que os metalúrgicos lutavam contra o arrocho salarial, ergueram a bandeira das liberdades democráticas", disse Braga.

O deputado frisou ainda que, depois da greve na Scania, os metalúrgicos participaram da campanha pela anistia ampla, geral e irrestrita, em 1979. Ajudaram a fundar o Partido dos Trabalhadores, em 1980, e a Central Única dos Trabalhadores, em 1983. "Com Lula, o PT e a CUT os trabalhadores passaram a interferir nos destinos do país, na busca da transformação social na construção de uma sociedade democrática e mais igual", concluiu.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp