Da Tribuna


30/11/2009 19:39

Compartilhar:


Apagão e magistrado

De acordo com Milton Flávio (PSDB), a matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, a respeito das quedas de energia no Estado, após o apagão, confirma alguns de seus discursos anteriores sobre o assunto. Segundo o deputado, as quedas devem continuar acontecendo diante da situação climática atual. Outra questão levantada pelo parlamentar foi a pesquida realizada pela USP, que aponta que o professor da rede pública ganha 11% a mais do que os professores da rede particular. "A notícia desmente e desqualifica aqueles que tentaram fazer a população acreditar em outra realidade", declarou. (NS)



Privatizações

Rui Falcão (PT) questionou a matéria escolhida pelo deputado Milton Flávio (PSDB) como a mais importante do final de semana, que, na opinião de Falcão, foi a da denúncia do mensalão brasiliense. O parlamentar também falou a respeito da matéria divulgada no Estado de S. Paulo, com o título "Conta de luz sobe e qualidade cai ao pior nível desde a privatização". Segundo Falcão, a criação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Annel) também contribuiu para a queda na qualidade do setor elétrico. De acordo com o parlamentar, esta queda é mais um resultado das privatizações do governo tucano, que, segundo ele, aumentam o preço e diminuem a qualidade. (NS)



Manipulação de dados

Carlos Giannazi (PSOL) criticou o discurso do deputado Miltom Flávio (PSDB), a respeito da pesquisa feita pela USP sobre o salário dos professores. De acordo com ele, o deputado manipulou os dados da pesquisa para tentar mostrar para a população que os professores da rede estadual ganham salários maiores do que os da rede privada. Giannazi também falou a respeito da denúncia do mensalão do DEM. Para ele, o fato reforça as denúncias de que a política brasileira está privatizada pelos interesses das grandes corporações. O parlamentar afirmou ainda que entrará com uma ADIM para anular a Lei estadual 1.097, de autoria do governador, que instituiu o programa de valorização do magistério. (NS)



Compromisso com a sociedade

Olimpio Gomes (PDT) parabenizou a ação e o desempenho dos policiais Marco Antônio Pessoa e Márcio de Almeida, da assistência militar da Casa, em uma ocorrência externa. De acordo com ele, dois bandidos praticaram ações de roubo contra o carro oficial da Casa que deslocava os policiais para um abastecimento de viatura. Gomes demonstrou satisfação com a ação dos policiais que, segundo ele, se mostraram altamente compromissados com a causa pública. O parlamentar também parabenizou o aniversário da assistência militar que, segundo ele, comemorará mais um ano nesta terça-feira, 1º/12. (NS)



Petulância

Conte Lopes (PTB) também parabenizou a assistência militar da Casa e os serviços prestados por ela para defender os deputados e os funcionários. De acordo com ele, a ocorrência contra o carro oficial mostrou que os bandidos visualizaram assaltar ou sequestrar uma autoridade. "Isso demonstra a petulância dos bandidos de atacar um carro da Assembleia, com placa de bronze", afirmou. Lopes também falou a respeito da pesquisa feita pela revista Veja, demonstrando que policiais militares desacreditam na polícia civil, e vice-versa. Segundo o parlamentar, as polícias deveriam estar unidas e organizadas para defender a população. (NS)



Apelidos estranhos

Adriano Diogo (PT) comentou sobre o famoso Centro Integrado do Ensino Médio (Ciem), que ficava no campus da Universidade de Brasília, seus alunos e apelidos. O colégio foi berço de nomes que hoje estão na política, tal como o ex-presidente Collor, que na época tinha o apelido de "alicate", o senador Teotônio Vilela Júnior, Paulo Otávio e Marcos Coimbra. O colégio funcionou de 1964 a 1971, quando então foi fechado pela ditadura. (MA)



Respostas

Milton Flávio (PSDB), respondendo ao deputado Rui Falcão (PT), disse que não pertence ao Partido do Democratas e que ele deve questionar os deputados da bancada do DEM. Comentou também matéria publicada no Estado de S.Paulo, de 29/11, afirmando que a conta de luz sobe e a qualidade cai ao pior nível desde a privatização. "Se vocês do governo do PT acharam ruim a privatização, por que nada mudaram? Não fazem nada e o exemplo é o programa do PAC, no qual nem 15% do que foi anunciado foi executado", questionou Flávio. (MA)



Amo São Paulo

Olimpio Gomes (PDT) falou sobre a sessão solene em homenagem à Academia Paulista de Letras, realizada nesta segunda-feira, 30/11, e ressaltou que a educação é a única via para o progresso do ser humano e de uma nação. Passou então, a ler o poema "Eu te amo São Paulo", de autoria do poeta Paulo Bonfim, a quem chamou de "príncipe dos poetas". Solicitou que seu discurso fosse transcrito e enviado à Academia. (MA)



"Burguesia fede"

Adriano Diogo (PT) comentou o que ele considerou como escândalo que envergonha toda a classe política: os vídeos mostrando o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), recebendo propina. Diogo lembrou que, em 2001, então senador, Arruda envolveu-se no escândalo do painel eletrônico, declarando num primeiro momento que não tinha nada a ver com o acontecido e, depois, admitindo a culpa e renunciado ao mandato. Diogo perguntou onde está a Liderança do DEM, o prefeito Kassab (do DEM) e os democratas, e concluiu: "esta burguesia fede". (MA)

alesp