Deputada Mariângela Duarte visita bairros de Itanhaém


20/03/2001 16:00

Compartilhar:


A pedido da comunidade de Itanhaém, a deputada estadual Mariângela Duarte (PT), visitou no último dia 14/3 alguns bairros carentes daquele município e constatou precariedade nos setores de saúde, moradia e educação dentre outros.

Acompanhada de representantes do Diretório Municipal do PT local, a parlamentar conversou com os moradores da Estrada Adutora do Raminho.

Embora seja uma área de preservação ambiental, há 20 anos cerca de 60 famílias residem numa das extremidades da estrada. Elas querem melhorias como manilhas para os córregos de esgoto a céu aberto e eletrificação da área.

Segundo a deputada, dirigentes do PT vão elaborar um cadastro de todos os moradores e farão um levantamento junto ao Ministério Público a fim de obter instruções que solucionem o drama daquelas famílias.

A deputada disse que acionará o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Trípoli, assim como a Sabesp e a Elektro assim que estiver munida do cadastro.

Nesta quarta-feira, 21/3, representantes dos moradores se reunirão com dirigentes do Ibama, em Santos, a fim de solicitar uma vistoria no Raminho. Em outra localidade, ainda do Raminho, mais de 30 famílias, remanescentes do loteamento do Balneário Aclimação e Guapurá também pedem ligação elétrica. Já a Associação dos Moradores do Jardim Anchieta se queixaram quanto à regularização das moradias. Segundo os moradores, não se sabe quem é o verdadeiro dono do terreno onde estão situadas 10 casas, construídas pelo ex-vereador Antonio Pontes Quintas. Os dirigentes petistas verificarão junto ao Cartório de Registro de Imóveis se a gleba é um loteamento autorizado passível de processo de usucapião.

A mais urgente ação é quanto ao atendimento médico, uma vez que a única unidade básica de saúde de Itanhaém não funciona, pois raramente há médico de plantão e praticamente não há remédios. Moradores do Loty e do Raminho pedem um posto de saúde no bairro, já que a única unidade dista 4 km e 7 km, o que impede muitos idosos e crianças de terem acesso.

A deputada vai marcar uma audiência com o prefeito de Itanhaém, Orlando Bifulco Sobrinho, e apresentar à Assembléia Legislativa um requerimento de informações sobre as verbas disponíveis, inclusive, para o financiamento da construção de uma creche e de uma área de prática de esportes.

(Mais informações, ligue para a deputada Mariângela Duarte - 3886-6548/6553)

alesp