Comissão de representação do CHS conclui relatório e defende conselho gestor


25/06/2002 20:50

Compartilhar:


Depois de mais de oito meses de trabalho, a comissão de representação da Assembléia Legislativa criada para apurar problemas, irregularidades e indicar soluções no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) aprovou o relatório final de suas atividades na noite desta terça-feira, 25/6. Entre as principais conclusões dos deputados, está a implantação do Conselho Gestor de caráter permanente e deliberativo.

De acordo com os parlamentares, o conselho gestor tem por finalidade democratizar e dar transparência aos atos e procedimentos do Conjunto Hospitalar. Sua composição será paritária, com representação dos usuários, servidores e gerência do CHS.

Os deputados sugerem a necessidade de ampliar a capacidade e dar condições aos hospitais e Santas Casas da região para os atendimentos de baixa e média complexidades e, assim, liberar o CHS para atendimentos mais complexos. Nesse sentido, os deputados vão unir esforços para que seja criado um novo complexo hospitalar regional no Sudoeste do Estado, para desafogar a demanda.

Constam também do relatório vários outros problemas, causados por irregularidades ou por deficiências, que impedem o bom atendimento dos usuários. Entre elas, excessiva demora para a realização de consultas médicas, exames ambulatoriais e cirurgias; freqüente falta de materiais de reposição, inclusive medicamentos; equipamentos e aparelhos obsoletos ou com baixa resolutividade; quadro de pessoal constantemente desfasado e insuficiente; falta de transparência com relação aos problemas; falhas administrativas; ambiente de trabalho altamente negativo e desmotivado, onde o diálogo e a empatia são freqüentemente substituídos pela prepotência e pela descaso de algumas chefias; e ausência de um Plano Diretor regional.

O trabalho da Comissão é fruto das informações, estudos e diligências realizados pelos sete deputados que compõem a Comissão de Representação da Assembléia Legislativa para levantar a realidade do funcionamento do Conjunto Hospitalar. O relatório final será enviado para o governador do Estado, secretário de Estado da Saúde, presidente da Assembléia Legislativa, Conselho Estadual de Saúde, Conselho Regional de Medicina, Ministério Público Federal e Estadual, SindSaúde, Associação dos Funcionários do CHS, entre outros.

Ao final da reunião desta terça-feira, os deputados disseram que "o trabalho da Comissão foi na defesa da saúde pública dos 48 municípios da região atendidos pelo CHS". Ressaltaram "a unidade, seriedade e o compromisso com a região, caracterizado no esforço suprapartidário isento de posições ideológicas". Fazem parte da Comissão os deputados Caldini Crespo (PFL) Hamilton Pereira (PT), Jamil Murad (PCdoB), Luiz Gonzaga Vieira (PSDB), Maria do Carmo Piunti (PSDB), Roberto Gouveia (PT) e Terezinha da Paulina (PFL).

alesp