Unale pede manifestações pela paz


04/04/2003 20:36

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale) quer que a próxima terça-feira, 8/4, seja um dia de manifestações pela paz mundial nas Assembléias de todos os Estados e do Distrito Federal. A entidade propõe que funcionários e parlamentares usem fitas brancas nas roupas, para lembrar as vítimas do conflito no Iraque.

A Unale sugere também que as Assembléias façam sessões plenárias entre dez e onze da manhã, com pronunciamentos em favor de um cessar fogo na guerra entre as tropas americanas, inglesas e iraquianas. Nessas sessões deverão ser aprovadas moções pelo fim da guerra, enviadas em seguida ao Ministério das Relações Exteriores para encaminhamento às autoridades dos países em conflito.

A Assembléia Legislativa de São Paulo já promoveu sessão solene de repúdio à guerra, realizada em 26/3 em conjunto com o Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz. Também já aprovou e divulgou moção lamentando a invasão do Iraque e o desrespeito ao papel da Organização das Nações Unidas como foro adequado à resolução de conflitos.

alesp