Curso de técnico de conservação e restauração de bens culturais
Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) vai reivindicar ao governo do Estado a criação, em Santos, de curso de técnico em conservação e restauração de bens culturais. O objetivo é qualificar a mão-de-obra da região para atuar na recuperação de artes sacras, já que boa parte do acervo das igrejas no Estado corre o risco de se perder.
Caso a proposta seja aprovada, o curso deverá receber um grande número de interessados. No Brasil, em razão do número reduzido de profissionais especializados em restauro, a oferta não atende a demanda de serviços. Muitos técnicos são contratados em outros Estados para trabalhar em São Paulo.
Em Minas Gerais, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) é a pioneira na capacitação para o restauro de bens culturais. O curso foi instituído e na década de 1970, sendo hoje uma referência no ensino de técnicas de conservação e restauro.
Com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), boa parte dos profissionais atuou em projetos de recuperação e preservação do patrimônio histórico cultural de cidades históricas mineiras, como Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Sabará, Tiradentes e São João Del Rey.
O Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais recebe qualificação para atuar no estudo, planejamento, orçamento e assistência técnica no processo de restauro. O curso também habilita para o monitoramento e a conservação de bens culturais.
Paulo Alexandre acredita que o novo curso abrirá campo de trabalho para jovens que buscam o primeiro emprego. A idéia é disponibilizar parte das vagas a jovens em situação de vulnerabilidade social.
pabarbosa@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aposentados e pensionistas defendem restituição dos valores previdenciários descontados
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Nota de pesar - Clodoaldo Pelizzoni
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Nota de pesar: ex-deputada Beatriz Pardi
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações