Política educacional paulista recebe críticas em lançamento de revista


04/11/2009 11:18

Compartilhar:


Entidades do Magistério público paulista lançaram nesta terça-feira, 3/11, na Assembleia Legislativa, a revista Educação & Cidadania. Com vários artigos, a publicação analisa políticas públicas educacionais para o Estado de São Paulo.

A edição da revista foi uma realização conjunta do Sindicato dos Supervisores de Ensino (Apase), do Sindicato dos Professores (Apeoesp) e do Centro do Professorado Paulista (CPP), com o apoio de universidades paulistas. A deputada Maria Lúcia Prandi (PT), presidente da Comissão de Educação, coordenou a solenidade de lançamento e conclamou: "Temos que dar uma virada na política educacional em nosso Estado".

A presidente da Apase, Maria Cecília Mello Sarno, disse que a revista é uma resposta ao material duvidoso, com propostas curriculares, que a Secretaria de Educação do Estado distribuiu aos professores.

Para a presidente da Apeoesp, Maria Izabel de Noronha, o governo Serra transpõe para a escola a lógica empresarial. O presidente do CCP, José Maria Concelliero, defendeu a aprovação do Plano Estadual de Educação.

Para a professora Mara Regina Martins, da Unicamp, o lançamento "é um marco histórico", pois traz um debate surgido a partir dos questionamentos feitos por educadores ao se sentirem alijados do processo de discussão do currículo no Estado de São Paulo.

José Claudinei Lombardi (Unicamp) e César Minto (USP), que representou o Fórum das Seis, fizeram duras críticas à política educacional no Estado de São Paulo.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp