Semana de Conscientização sobre a Saúde Masculina


05/04/2011 18:35

Compartilhar:


Um projeto de lei de autoria do deputado José Bittencourt (PDT) prevê a instituição no calendário oficial da Semana Estadual de Combate e Conscientização quanto às doenças mórbidas masculinas. A ideia é que as ações aconteçam na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde.

"Minha proposta é de que, neste período, o Poder Executivo, nas suas políticas públicas, por meio das secretarias estaduais, garanta a promoção de exames, seminários, palestras, teatro e exposições de painéis alusivos ao combate e conscientização das doenças mórbidas masculinas", afirmou o parlamentar.

De acordo com Bittencourt, o objetivo da proposta é combater e conscientizar os homens sobre as doenças mórbidas existentes e, em face da própria resistência de muitos em fazer o exame, ou terem hábitos que podem afetar a qualidade de vida, tornam-se doenças despercebidas que acabam se agravando.

O tumor mais comum em homens com mais de 50 anos, o conhecido câncer de próstata, está no rol de doenças que devem passar pela conscientização. "Com os progressos da medicina e de outras áreas que interferem na saúde, espera-se para as próximas décadas uma população cada vez maior de homens em faixas etárias bem superiores. Por conta disso, mais casos de câncer de próstata serão diagnosticados", explicou.



jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp