Deputada Edir solicita testes alcoólicos em pilotos de avião


04/12/2000 18:08

Compartilhar:


A deputada estadual Edir Sales (PL) solicitou ao governo federal providências para que sejam efetuados testes de bafômetro em pilotos de aeronaves. Segundo a moção da deputada, o Ministério da Defesa deve proceder aos testes em conjunto com o Departamento de Aviação Civil (DAC), antes do início do processo de decolagem das aeronaves.

Edir afirmou que o Código Brasileiro Aeronáutico estabelece inúmeras regras sobre o espaço, o tráfego aéreo, o adestramento de pessoal, as aeronaves, os serviços aéreos, a tripulação, a responsabilidade civil e as infrações administrativas. "Dentre essas infrações está a que pune aquele que operar aeronave em estado de embriaguez. Entretanto, como a ingestão de álcool afeta a percepção de sentido, o que pode causar uma fatalidade quando se está na condução de aeronave, punição não basta. É preciso fazer prevenção."

Para a deputada, é imprescindível a realização de testes com aparelho de percepção de substância alcoólica em pilotos. "Nada justifica que medidas sejam tomadas somente após um tragédia, onde inocentes podem perder a vida por conta da imprudência de um piloto."

Edir disse que um país que possui um Código de Trânsito rigoroso deve manter regras sérias para condutores de outros meios de transporte.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Edir Sales - 3886-6597/6599)

alesp