Parlamentar propõe programa para combater a obesidade


28/02/2007 18:42

Compartilhar:


Projeto de lei da deputada Ana Martins (PCdoB) propõe a criação do programa "Municípios em Forma". Publicada no Diário da Assembléia nesta terça-feira, 27/2, a proposição (PL 26/2007) objetiva contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos obesos, "diminuindo os atendimentos nos serviços públicos de saúde de demandas provocadas por doenças decorrentes do sobrepeso".

De acordo com o texto, os municípios contarão com uma rede de apoio e informações relacionadas à obesidade com a finalidade de conscientizar a população sobre os males causados por alimentação inadequada. Um dos parágrafos diz que profissionais treinados pela Secretaria de Estado da Saúde serão disponibilizados para prestar esclarecimentos acerca da obesidade, "promovendo a conscientização da necessidade de adoção de estilo de vida saudável através de exercícios físicos e alimentação balanceada, objetivando a redução da incidência da moléstia na população". Para garantir o sucesso do programa, a equipe multidisciplinar deve contar com o apoio de nutricionistas, psicólogos, cardiologista, endocrinologistas, pediatras, clínicos gerais e profissionais de educação física.

Ana Martins lembra que em 2002 foram registrados no Brasil cerca de 139 mil mortes por doenças cardíacas, "colocando o país em 9º lugar entre os paises nos quais mais se morre por doenças do coração, que podem ser provocadas por pressão alta, sedentarismo, diabetes e obesidade". A parlamentar destaca ainda que dietas alimentares inadequadas, associadas ao sedentarismo, estão entre as maiores causas de moléstias não infecciosas.

"A obesidade e os distúrbios de saúde dela decorrentes vêm sobrecarregando os sistemas de atendimento à saúde instalados no Estado de São Paulo, além de implicar elevado custo no orçamento destinado à saúde", destaca Ana Martins.

amartins@al.sp.gov.br

alesp