Acervo Histórico registra criação da comarca de Catanduva


10/02/2005 20:02

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/CatanduvaPredio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

acervo@al.sp.gov.br

Com base em um "dossiê" enviado ao Congresso Legislativo do Estado de São Paulo, a "Representação das Populações de Catanduva, Ariranha e Tabapuã ao Congresso de Estado", datada de Setembro de 1919, os deputados Francisco Junqueira e Júlio Cardoso apresentaram o Projeto de Lei nº 19, daquele mesmo ano. Nele propunham a criação da Comarca de Catanduva, compreendendo o município de igual nome e o de Ariranha e com sede na cidade de Catanduva.

Submetida a proposta à Comissão de Estatística, Divisão Civil e Judiciária da Câmara dos Deputados, esta, no entanto, modificou o teor do projeto, substituindo o município de Ariranha pelo de Tabapuã. O substitutivo acabou prevalecendo e transformou-se na Lei nº 1675-B, de 9 de dezembro de 1919.

A imagem que aqui reproduzimos integra a "Representação" e mostra o edifício do "Club Recreativo" de Catanduva, que iria servir de futura sede do Fórum.

Ela faz parte um conjunto de centenas de milhares de documentos, cobrindo o período de 1819 a 1947 preservados na Divisão de Acervo Histórico, já digitalizados e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados a partir de 1º de fevereiro de 2005 o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo terá novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

alesp