A questão ambiental foi o principal tema na audiência de Taubaté

Audiência pública em Taubaté
26/09/2005 19:02

Compartilhar:


Vários participantes vindos de cidades diferentes do Vale do Paraíba abordaram a questão ambiental na audiência publica sobre o orçamento na Câmara de Taubaté. Alcenir Palma, assessor do deputado Carlinhos Almeida sugeriu a realização de auditoria ambiental no rio Paraíba que já conta com zoneamento minerario. Ele também pleiteou a extensão do Programa Alimenta São Paulo, bem como do Projeto Fabrica de Cultura ao Vale.

O presidente da Câmara de Natividade da Serra, Evail Santos, apontou que os municípios que cedem espaço para o plantio de eucaliptos (que serve apenas para atender as grandes industrias) deveriam receber compensação financeira. O vereador ainda reivindicou o recapeamento da rodovia que liga seu município ao de Redenção da Serra. Evail ainda destacou o problema ocorrido na represa da Cesp, em sua cidade, onde a erva daninha salvinia se alastrou, comprometendo o meio ambiente.

Cidades que participam

O cidadão Vagner Costa, do Instituto Criança e Vida de Campos Jordão, lamentou a ausência dos vereadores de seu município que, segundo ele, esta com muitos problemas. Ele ressaltou a crise da Santa Casa que esta praticamente fechando e a alta criminalidade em bairros periféricos de Campos do Jordão.

Alex Torres, assessor do deputado Edmir Chedid em São Luiz do Paraitinga, pediu conclusão das obras de saneamento básico na cidade e melhoria nas estradas vicinais da região.

O vereador Antoline, vice-presidente da Câmara de Guaratinguetá, sugeriu a recuperação da estrada que liga sua cidade a rodovia Dutra e o asfaltamento do acostamento da SP-66, no trecho de Roseira a Cruzeiro.

Representando Pindamonhangaba, o vereador José Carlos Cal, solicitou mais um curso para a Fatec de sua cidade, o de Técnico-agricola. Também reivindicou o asfaltamento dos conjuntos habitacionais da CDHU, Arco-íris e Cícero Prado, a duplicação da SP-62 e a pavimentação do trecho de 5 km da Estrada do Atanásio, que liga os distritos de Moreira César e industrial.

O vereador Paulo Candido, de São Bento do Sapucaí, quer a pavimentação da SP-162-50, estrada João Furquim, que liga o município a Santo Antonio do Pinhal.

Reivindicações de Taubaté

Programa Bom Prato em Taubaté. Este foi o pedido do vereador local, Henrique Nunes. Unidade da Fatec e verbas para a despoluição do córrego do Judeu, no bairro Emecal foram os pleitos do vereador Jefferson Campos, de Taubaté. A vereadora Maria Gorete pediu a implantação de infra-estrutura completa para o IML de Taubaté. "Não queremos apenas um posto avançado." Ela também abordou a deficiência no atendimento do Iamspe em sua cidade. "A unidade do Iamspe em Taubaté recebe apenas 100 mil reais/ano de verba", citou a vereadora que também quer recursos para o Asilo São Francisco, que atende idosos.

Valentim Aparecido, diretor do Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, solicitou a complementação dos equipamentos necessários ao hospital.

A criação de um Conselho de Segurança rural e mais verbas para a educação foram as propostas de Benedito Machado, assessor da vereadora de Taubaté, Polyana Gama. Já o assessor do vereador Ângelo Filippino, Sergio Ricardo, sugeriu a criação de um parque e de um velódromo na área anexa da Casa de Custodia de Taubaté e a implantação de uma Delegacia do Idoso na cidade.

Conclusões

Os deputados Carlinhos Almeida e Afonso Lobato fizeram um resumo dos problemas apresentados. "A única possibilidade de atender essas reivindicações e regionalizando o orçamento", disse Carlinhos. Para Lobato, a população paga o imposto e tem o direito de decidir onde aplicar esse dinheiro. "Hoje colhemos elementos suficientes para melhor investir nesta região."

alesp