Mais segurança para taxistas


27/03/2008 11:35

Compartilhar:


O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) apresentou na Assembléia indicação determinando a realização de estudos urgentes a fim de que sejam adotadas medidas efetivas de segurança para a categoria dos taxistas, como a abertura de um canal direto com a Polícia Militar. Segundo o parlamentar, são necessárias ações preventivas de todas as formas, de modo que a polícia tenha informações rápidas e seguras de fatos que estão ocorrendo no momento exato do delito, para que possa prestar atendimento imediato. "Nos últimos anos, a fé tem sido a maior arma dos taxistas. É difícil ter uma estatística porque, na maioria dos assaltos, os taxistas não registram a ocorrência", declarou Gondim, 2º vice-presidente da Assembléia.

"Os taxistas são profissionais do volante que não têm dia, hora nem local para atender a população. Às vezes esses profissionais perdem a própria vida ao atender alguém com a intenção de os roubar", lamentou o deputado.

Algumas cidades brasileiras já adotaram sistemas de comunicação, através de radiotransmissores. A participação dos taxistas na rede é feita através de uma central de rádio para escuta durante 24 horas diárias, e ligada à sala de operações do batalhão da Polícia Militar.

Ao ter conhecimento das informações de ocorrências que circulam pela rede de rádios, o operador tem condições de repassá-las aos motoristas que, por sua vez, poderão informar à rede algum detalhe, como a descrição de um suspeito, por exemplo, ou o encontro de algum veículo abandonado.

Ao mesmo tempo, o motorista estará apto a comunicar qualquer ocorrência que testemunhar, até mesmo um simples dano a um patrimônio público. Na opinião de Gondim, os profissionais poderiam receber instruções de batalhões da Polícia Militar e o sistema passaria por testes para ser aplicado diuturnamente.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp