Relatório da Comissão conclui pela remoção imediata dos moradores do Recanto dos Pássaros


31/08/2001 20:20

Compartilhar:


O relatório da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa sobre o caso de contaminação do solo em Paulínia foi entregue pelo presidente da comissão, Rodolfo Costa e Silva (PSDB), ao presidente da Casa, Walter Feldman (PSDB), na tarde desta sexta-feira, 31/8. Participou da reunião uma comitiva de Paulínia liderada pelo prefeito Edson Moura.

O relatório afirma que foram feitos exames médicos em 181 moradores do Recanto dos Pássaros, em Paulínia, sendo que 86% da população analisada apresentou em seu organismo a presença de pelo menos um produto tóxico acima dos níveis aceitáveis para metais pesados e/ou presença de inseticidas, como aldrin, dieldrin, endrin, heptacloro e endosulfan.

Conclusão. De acordo com o documento, 53% da população analisada apresenta quadro confirmado de intoxicação crônica a organoclorados e/ou metais e 35% está sob suspeita de intoxicação, ainda em estágio de avaliação. Também 56% das crianças com idade até 15 anos, ou seja, 27 crianças, já têm quadro confirmado de intoxicação a organoclorados ou metais pesados.

O relatório conclui pela remoção imediata dos moradores "em virtude da contaminação ambiental".

Rodolfo Costa e Silva apresentou Moção à Presidência da República para que, através do Ministério das Relações Exteriores, solicite à Comunidade Européia e ao governo da Holanda que cobrem atitudes do Grupo Shell, no sentido de que a multinacional providencie a retirada dos moradores do bairro Recanto dos Pássaros; indenize material e moralmente os moradores; e promova a recuperação da área ambiental contaminada. "Vamos fazer uma mobilização nacional para que se faça justiça. É preciso indenizar as pessoas, recuperar a saúde delas e removê-las", reforçou o deputado.

CPI deve investigar o caso. Existe um pedido de CPI na Casa para investigar o caso. Walter Feldman elogiou o trabalho da comissão e afirmou que o caso de Paulínia é uma das prioridades da Assembléia. "Fico alegre pelo trabalho da comissão, mas triste pela situação das pessoas que residem em Paulínia", declarou o presidente. Segundo Feldman, a aprovação de uma CPI depende só de um acordo no colégio de líderes. Sobre a moção, o presidente explicou que a Assembléia vai trabalhar para pressionar o governo da Holanda e da Comunidade Européia.

alesp