Notas de Plenário


14/11/2007 19:40

Compartilhar:


Rodoanel

Segundo o deputado Mário Reali (PT) o Rodoanel será uma alternativa para tirar os caminhões de circulação dos centros da cidade de São Paulo. Para a Reali a notícia que deveria ter sido veiculada é o prazo de concessão, que passou de 25 para 30 anos, e o critério utilizado na escolha das concessionárias foi pelo menor preço na tarifa do pedágio. "O povo paulista merecer ser informado", disse Reali, afirmando que se chegou a falar numa tarifa de R$ 5 reais.

Em defesa da escola pública

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) comunicou que no dia 28 acontecerá o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública, às 11h, no Auditório Franco Montoro. O evento contará com a presença de várias entidades representativas do magistério, conselhos de escolas públicas, profissionais de educação e comunidades escolares dos vários pontos de São Paulo. Afirmou ainda que no mesmo dia a secretária de Educação estará participando de reunião da Comissão de Educação e será entregue um dossiê mostrando o desmonte e o abandono em que se encontram as escolas da rede pública.

Malha ferroviária

O deputado Marcos Martins (PT) fez menção a uma matéria que saiu no Jornal da Tarde sobre discussões e brigas para pegar o Metrô. Para Martins, os horários de pico são muito complicados para os passageiros que utilizam esse transporte. Lamentou também não haver investimento na malha ferroviária, que está abandonada. Disse ainda que, depois que Lula assumiu a presidência, a Cobrasma voltou a funcionar, mas que foram necessários grandes investimentos. O parlamentar ainda questionou o pedagiamento do Rodoanel, que irá penalizar ainda mais a população de São Paulo.

Crítica à Arsesp

Foram destacadas pelo deputado Rui Falcão (PT) as votações realizadas na noite de 13/11 pelos parlamentares: o novo Regimento Interno e a criação da agência reguladora de saneamento e energia do Estado de São Paulo. Ele destacou o voto contrário da bancada do PT, do deputado Olímpio Gomes (PV) e dos dois deputados do PSOL. Para Rui Falcão, muitos deputados ficaram insatisfeitos porque o projeto que cria a Arsesp dá à Sabesp a possibilidade de atuação no exterior, ampliando a sua área de atuação para lixo e energia, mas sem qualquer controle do Legislativo.

Escassez de gás

O deputado Davi Zaia (PPS) abordou matéria do Jornal O Estado de S.Paulo que diz que a escassez de gás deve durar até 2011. Fala também a matéria dos efeitos que isso pode acarretar na indústria, especificamente a de pisos e revestimentos, cujo maior pólo se encontra em Santa Gertrudes e Cordeirópolis. Lamentou que o governo, que tanto incentivou a ampla utilização do gás, venha agora com essa notícia. "Não se sabe se faltará gás de cozinha ou para as indústrias, mas com certeza a população será penalizada", concluiu.

Bandido tratado como bandido

Para o deputado Conte Lopes (PTB), os bandidos atacam a sociedade, matam, seqüestram e quando vão para a cadeia tem regalias. "Tem de acabar a visita íntima e celular na cadeia. Os bandidos têm de sentir o peso da lei". O deputado parabenizou a atuação do secretário da Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto, "que está pondo ordem na casa". Para Conte, há inversão de valores. "O coitado do policial militar de tem que enfrentar os bandidos não é valorizado, mas o bandido, muitas vezes é protegido.

alesp