Mais antigo grupo de afoxé pode tornar-se patrimônio do Estado


19/09/2011 11:57

Compartilhar:


José Cândido (PT) apresentou o Projeto de Lei 847/2011, que defende a inserção do Afoxé Ilê Omo Dadá como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo. Os Afoxés são manifestações culturais e religiosas originárias dos cortejos reais africanos. "Com seu grande poder ritualístico, reafirmam sua origem afro-descendente e religiosa. Seus músicos são alabês, suas danças reproduzem a dos orixás, seus dirigentes são Iyalorixás ou Babalorixás", ressalta Cândido.

O Ilê Omo Dadá foi o primeiro de São Paulo, fundado por Wanda de Oxum e Ogã Gilberto, há 30 anos. Seu nome significa "coroa de Dadá". O deputado José Cândido defende que o grupo faz parte do patrimônio cultural, que abrange bens materiais e imateriais. Segundo ele, o Afoxé Ilê Omo Dadá "reforça as tradições, valores e costumes herdados do passado e reapropriados no presente. No caso do patrimônio imaterial, trata-se das nossas heranças que não podem ser tocadas, mas sentimos com o coração e imaginamos".

O grupo, segundo o parlamentar, cumpre o papel de resgate dos valores e de guardião das tradições africanas, tornando-se uma grande manifestação popular, artística e cultural no Estado de São Paulo. "Hoje, dificilmente encontraremos afoxés que sigam os preceitos fundamentais, a disciplina e a mensagem fraterna e divina como o Ilê Omo Dadá", afirma o deputado, ao justificar a necessidade de considerar o grupo patrimônio imaterial.



josecandido@al.sp.gov.br

alesp