Ex-presos políticos reivindicam de lideranças aprovação de projeto


05/12/2000 13:58

Compartilhar:


O presidente da Assembléia Legislativa, Vanderlei Macris, recebeu há pouco uma comissão de aposentados e ex-presos políticos que vieram solicitar o empenho das lideranças políticas para a aprovação do Projeto de Lei 803/99, do Executivo, que prevê o pagamento de indenizações para pessoas detidas por órgãos estaduais durante o regime militar.

O projeto será discutido na reunião do Colégio de Líderes partidários, logo mais às 15 h. Macris disse que seu compromisso de incluir o PL 803 na Ordem do Dia foi cumprido: ele é o segundo item da pauta de votação.

O presidente da Assembléia qualificou o projeto de polêmico, do ponto de vista ideológico, e afirmou que representantes de setores mais à direita no Legislativo apresentaram emenda incluindo como beneficiários das indenizações os agentes policiais que foram instrumentos do regime militar.

Se não houver consenso das lideranças, o projeto será colocado em votação, incluindo a emenda. "Como deputado - e não como presidente da Assembléia -, entendo que o Estado deve reparar essas pessoas. Evidentemente, não é possível aceitar a inclusão de quem foi instrumento do regime. Sou contrário a essa emenda, acredito que como a maioria dos líderes partidários", disse Macris.

Adílio Roque, diretor da Associação de Aposentados da Região Metropolitana de São Paulo, que participou da reunião, disse que a reunião aumentou as esperanças de aprovação do projeto, que está em tramitação na Assembléia Legislativa desde o ano passado.

alesp