Edson Gomes solicita restauração do Palácio do Imperador


08/08/2000 16:48

Compartilhar:


O deputado Edson Gomes, líder do PPB, encaminhou ao secretário de Recuperação de Bens Culturais, Emanuel Von Lauenstein Massarini, ofício solicitando providências a fim de que o Palácio do Imperador, localizado no município de Itapura, seja restaurado.

O secretário recebeu em seu gabinete, no último dia 3 de agosto, uma comissão formada por representante do deputado Edson Gomes que, juntamente com os prefeitos municipais de Itapura e Ilha Solteira, respectivamente, Genival Alves dos Reis e Sebastião de Paula, e com a Assessora de Turismo de Ilha Solteira, Iris Nazareth Castaldi Silva, foram reiterar o pedido.

O Palácio do Imperador, com sede em Itapura, é um casarão construído há 143 anos por determinação de D. Pedro II. O prédio foi edificado por receio de uma invasão do ditador paraguaio Solano Lopez, pelos Rios Paraná e Tietê, que margeiam o município de Itapura.

Tombado pelo CONDEPHAAT no ano de 1969, o Palácio do Imperador encontra-se, atualmente, em precárias condições de preservação, estando, inclusive, ameaçado de desabar.

"O casarão é um marco da história de São Paulo e, por esta razão, não pode ser esquecido. É preciso que o Estado tome providências urgentes para que aquele patrimônio cultural possa ser restaurado. Esta medida estará beneficiando não só Itapura, uma cidade que passa por grave crise econômica e social, como também os outros municípios da região. O Palácio do Imperador, devidamente restaurado, poderá voltar a ser um ponto de visitação, o que de certa forma, incentivará o desenvolvimento turístico regional", justifica o deputado Edson Gomes.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Edson Gomes - 3886-6742/6758)

alesp