Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo será lançada na Assembléia


28/06/2005 13:40

Compartilhar:


A Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo Paulista, uma iniciativa dos deputados Vanderlei Macris (PSDB) e Antônio Mentor (PT), será lançada nesta quarta-feira, 29/6, às 10 horas, no Auditório Franco Montoro, da Assembléia Legislativa. Conforme os parlamentares, o objetivo da frente, reconhecida por instituições como Fiesp, Sinditêxtil, Sinditec, Ciesp, Simpi, Facesp e Sindifranca, é apoiar os diversos setores da indústria de São Paulo no que se refere à concorrência dos países leste-asiáticos. Os deputados pretendem pressionar o governo federal para que este crie mecanismos de proteção à indústria paulista.

Segundo os idealizadores da frente parlamentar, muitas vezes, os países asiáticos valem-se de recursos ilícitos na competição pelo mercado internacional, não sendo raros os casos de falsificação, contrabando e subfaturamento. "Vem do extremo oriente a maioria dos brinquedos, CDs, armações de óculos, tênis, relógios, bolsas e uma infinidade de produtos piratas que encontramos nas bancas dos camelôs, em qualquer capital brasileira. Nenhum deles paga impostos e direitos autorais, nem respeita normas técnicas. Seus preços chegam a um décimo dos concorrentes formais", ressalta o deputado Macris.

No ramo de brinquedos, somente em 2004, foram demitidos 4.300 empregados e 30 fábricas foram fechadas. A participação do leste-asiático nos eletroeletrônicos passou de 3%, em 2002, para 15% em 2004. Os calçados produzidos na China custam até 40% menos que os nacionais. Nos setores têxtil e de confecções, enquanto o Brasil bate recorde com a venda de US$ 2 bilhões em 2004, a China exportou US$ 84 bilhões.

Empresários e representantes de diversos segmentos produtivos do Estado de São Paulo são esperados para o lançamento da frente.



vmacris@vanderleimacris.com

alesp