Construtoras deverão aderir a programas de alfabetização


01/03/2010 17:52

Compartilhar:


Fernando Capez (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 144/2010, que determina que empresas do setor da construção civil deverão aderir a programas de alfabetização dos trabalhadores.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 33% dos trabalhadores registrados na construção civil não sabem ler ou escrever e, em geral, desempenham funções auxiliares com pouca ou nenhuma especialização.

Algumas iniciativas por parte de determinados sindicatos da indústria da construção civil têm sido positivas e visam a contribuir para a educação desses trabalhadores. Desde 1991, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) adotou, em parceria com a Fundação Colmeia, o programa Construção da Cidadania, que tem por objetivo oferecer apoio às construtoras que desejam alfabetizar os trabalhadores. Segundo o sindicato, que já conta com a participação de 119 empresas associadas, aproximadamente 5 mil pessoas já aderiram a essa iniciativa.

Para Capez, o projeto tem por objetivo estimular a adesão de novas empresas, pois o trabalhador alfabetizado é especializado e produz com mais qualidade a atividade exercida.



fcapez@al.sp.gov.br

alesp