Parlamentares defendem direito à saúde em encontro da Pastoral da Criança


12/07/2006 15:59

Compartilhar:

Encontro da Pastoral da Criança na Comunidade Santa Luzia, no bairro Vila Edna, em Guarujá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FaustoSAUDE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Fausto Figueira, o deputado federal Roberto Gouveia e o vereador Carlos Romazzini, todos do PT, defenderam na terça-feira, 11/7, diante de 58 mães atendidas pela Pastoral da Criança na Comunidade Santa Luzia, no bairro Vila Edna, em Guarujá, o direito à qualidade no sistema de saúde.

Durante a reunião, realizada na escola Sociedade Amigos da Vila Edna, os parlamentarem esclareceram dúvidas e incentivaram a organização da comunidade para buscar melhores condições de atendimento e distribuição de remédios na rede pública.

Figueira defendeu o direito ao planejamento familiar, a agilidade na marcação de consultas e de exames e o acompanhamento de familiares a doentes internados em hospitais públicos. "Sou médico cirurgião, atendo durante todo o ano no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, e vivo de perto todas as dificuldades da saúde pública do Estado. Sei que por trás das doenças há sempre problemas sociais, como a falta de água, de esgoto, de casa e o salário. Por isso, precisamos tomar consciência do que acontece e dos nossos direitos, para que possamos lutar por uma condição melhor de vida. Vocês têm direito de receber medicamentos nas unidades básicas e ao acesso a métodos anticoncepcionais para fazer o planejamento da família", explicou Figueira.

O deputado federal Roberto Gouveia, autor da Lei 10.241, de 1999, que estabelece os direitos dos usuários dos serviços e das ações na área da saúde no Estado de São Paulo, proposta durante seu mandato no Legislativo Paulista, elogiou o trabalho da pastoral e falou sobre a importância da prevenção das doenças. "Que bom seria se todas as cidades do país tivessem um trabalho social como este. Com a informação que é passada aqui para todas as mães, é possível garantir a prevenção, que é a melhor forma de evitar doenças", disse.

Para a líder de articulação de políticas públicas da pastoral, Arlinete Torres da Silva, a presença dos parlamentares e o apoio à população na garantia do acesso à saúde são muito importantes. De acordo com Arlinete, as informações serão transmitidas para as 215 mães das 270 crianças de 0 a 6 anos atendidas pela pastoral no bairro.

Romazzini colocou seu mandato à disposição das participantes para orientar e buscar soluções para problemas na esfera municipal. Em seu depoimento, lembrou que Fausto Figueira é autor da Lei 12.258, de 9/2/2006, que dispõe sobre a prevenção, o tratamento e os direitos fundamentais dos usuários de drogas. "Em quase todas as famílias, alguém tem problemas com drogas, e Fausto encarou isso de uma maneira muito corajosa, tratando a dependência como caso de saúde pública", contou.

O vereador criticou ainda a atuação do governo do Estado em relação aos programas de habitação e denunciou problemas na estação de tratamento de esgoto na Vila Zilda, que tem apresentado mau cheiro. "Há 12 anos, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado não constrói uma casa popular em Guarujá. As que construiu anteriormente estão em péssimas condições", ele disse.

fausto@faustofigueiracom.br

alesp